BOAS FESTAS. FELIZ NATAL. BOM 2019

9 DE OUTUBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1998 - Toma posse a Comissão Instaladora do Município de Vizela. Francisco Ferreira foi nomeado presidente da Comissão.



1750 - Fica concluída a Igreja de S. Salvador de Tagilde que começou a ser erigida no Século XVIII, no mesmo local onde já existira outrora uma igreja medieval. A sua fachada é de estilo barroco, o remate frontal e a sua torre de estilo neoclássico.


1873 - Instalação da companhia dos Banhos de Vizela. Balneário das Termas de Vizela. Localizado na freguesia de S. João, na Rua das Termas. As actuais instalações começaram a ser construídas em 1870, tendo sido feito o projecto inicial em 1866/67, pelo Engº. Bartolomeu Aquiles Déjante, que contemplava três edifícios. As instalações termais foram oficialmente inauguradas em 1892.


1873 -  Constituiu-se, na sede do Banco de Guimarães, na Praça de Santiago, a Companhia dos banhos de Vizela. A assembleia geral instaladora, reunida naquele dia, contou com a presença de 35 subscritores, tendo sido presidida pelo barão de Pombeiro e secretariada por Alberto Sampaio e António Matos Chaves. Além da aprovação dos estatutos e bases da Companhia, a assembleia nomeou uma comissão para proceder à legalização da sua instalação Barão de Pombeiro, António José Ferreira Caldas, dr. Alberto Sampaio, Francisco Ribeiro Martins da Costa, residentes na cidade de Guimarães, e Joaquim Ribeiro da Costa, de Vizela.
Instalada a Companhia dos Banhos de Vizela, iniciam-se negociações com a Câmara de Guimarães para assentar as bases do contrato de concessão que lhe permitiria explorar o aproveitamento das nascentes de águas termais de Vizela, incluindo a construção de estabelecimentos de banhos.

1983 - FC Vizela fica pelo caminho na Taça de Portugal (1983/84) em casa do Cova da Piedade onde perdeu por 2-1. Antes eliminara o Seixal.


1998 - Toma posse no Governo Civil em Braga a Comissão Instaladora do Município de Vizela. Em cerimónia presidida pelo secretário de estado da administração local e ordenamento do território, José Augusto Carvalho, são empossados o presidente Francisco Ferreira (PS), Carlos Alberto Costa (PSD), Joaquim Costa (PS), José Pedro Marques (PS) e Manuel Campelos (MRCV).


2005 - O Partido Socialista vence, pela segunda vez, as eleições autárquicas no Concelho de Vizela. Câmara, Assembleia Municipal e 6 das 7 freguesias do concelho são do PS. Apenas Santo Adrião se mantém do PSD.
Francisco Ferreira é reeleito Presidente da CMV e João Cocharra presidente da Assembleia Municipal. José Carlos Sousa (S. Miguel), Mário José Oliveira (S. João), Domingos Lima (Tagilde), José Monteiro (S. Paio), Joaquim Meireles (Santa Eulália e José Peixoto (Infias) são os seis presidentes de Junta de Freguesia (re)eleitos nas listas do PS. António Costa (Santo Adrião) é reeleito pelo PSD. No quadro o resultado para a Câmara Municipal.

.

2006 - Bock, um dos melhores goleadores dos últimos tempos do FC Vizela sai do clube em diferendo com o treinador Manuel Correia.

NESTA DATA NASCEU...

1948 - José Marques "Guerra" músico do quadro da Sociedade Filarmónica Vizelense.
1971 - Quim Berto, jogador do Futebol Clube de Vizela em 2005-6, 2006-7, 2007-8, 2008-9 e treinador
1979 - Padre Marcos Nuno Ribeiro Faria, natural de Santa Eulália, pároco de Valbom-Porto.

FALECEU NESTA DATA
2011 - Teresa de Jesus de Sousa
2014 - Joaquim Pereira Lobão (S.Miguel)

Nacional e Internacional