Câmara repudia ação da empresa Águas do Norte S.A.

No seguimento da estratégia adotada para a despoluição do Rio Vizela e não obstante as constantes diligências da Autarquia para com a despoluição do Rio Vizela, a Câmara Municipal de Vizela vem, pelo presente comunicado, repudiar veementemente a ação da empresa Águas do Norte S.A. por mais uma vez se constatar ser um foco poluidor do Rio Vizela, conforme levantamento fotográfico efetuado pelos serviços da Autarquia.


É profundamente lamentável que uma infraestrutura como uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), que deveria servir única e exclusivamente para o tratamento de águas residuais, e que prestam um serviço público, continuem a ser principal foco poluidor do Rio Vizela.

A presente situação já foi objeto de fiscalização por parte do SEPNA da GNR, que se deslocou ao local e está a acompanhar com a APA a questão.

Importa ainda acrescentar que a situação em apreço será comunicada ao Primeiro-ministro e Ministro do Ambiente.

De salientar que a Câmara Municipal de Vizela considera que a despoluição do Rio Vizela é uma medida essencial para o desenvolvimento sustentado do turismo do Concelho, pelo que se torna evidente que é necessário assegurar o cumprimento e/ou respeito do plano de despoluição do Rio Vizela, nomeadamente exigindo-se e fazendo-se cumprir as normas legais aplicáveis.

CÂMARA MUNICIPAL DE VIZELA

Partilhar