VIZELA CIDADE NATAL 2018. APAREÇA.

21 de Novembro e a História

Em 1996 morreu o Padre João de Tagilde/S.Paio e S. Bento.


CONCELHO DE VIZELA

1967 - O Vizela é eliminado na edição 66-67 da Taça de Portugal no 1/32 de final pelo Tirsense. Em Santo Tirso os vizelenses perderam por 2-1 e empataram na segunda mão no campo Agostinho de Lima por 1-1.


1996 - Morre o Padre João da Silva Freitas, pároco de Tagilde e S. Paio de Vizela bem assim como administrador por Tagilde da ermida de S. Bento). A ele se deveu o arranque da construção da nova capela de S. Bento das Peras e a romagem pelas ruas de Vizela da imagem deste santo. Era irmão do cónego Albano de S. João das Caldas. Foi Presidente do Futebol Clube de Vizela.

1998 - Autarquias e comunidade vizelense prestam homenagem a José Ribeiro Ferreira, ex-cofundador do MRCV, ex-presidente do FC Vizela, da Casa do Povo e dirigente de diversas instituições sendo descerrada uma placa com o seu nome na antiga rua do Hospital em S. Miguel, agora Rua José Ribeiro Ferreira.

1987 - O Vizela é eliminado no Alentejo da Taça de Portugal na 3ª eliminatória em casa do Lusitânia de Évora (2-1 a.p.).

2003 - Fernando Faria é proposto pelos elementos da Comissão de Festas de Vizela para presidente das Festas 2004.

2005 - É criada pela Portaria nº1165/2005 a Zona Municipal de Vizela (caça). A Câmara Municipal, pelo período de 6 anos, transfere a sua gestão para o Clube Turístico e Desportivo de Vizela.

2008 - António Moniz, ex-deputado do PPM e grande apoiante da elevação de Vizela a concelho, apresenta na Fundação Jorge Antunes o seu livro "O Almofariz" com grandes referências à luta vizelense.

2009 - É inaugurado pelo presidente da CMV, Dinis Costa, e pelo presidente da Junta, José Monteiro, o Pavilhão Municipal Gimnodesportivo de S. Paio, uma obra que ascendeu os 500 mil euros e apetrechada para as práticas desportivas de modalidades como o andebol e o voleibol, o futsal, o badminton, a ginástica e o ténis de mesa.



NASCEU NESTA DATA

1974 - DOM BERNARDINO FERREIRA DA COSTA

Natural da Diocese do Porto, paróquia de Santo Adrião de Vizela, Dom Bernardino Ferreira da Costa nasceu a 21 de Novembro de 1974 e foi eleito pelos monges como o VI Abade da Abadia de São Bento de Singeverga a 10 de Julho de 2013. Vindo do Seminário Diocesano do Porto, entrou para o Mosteiro em 1996, depois de ter concluído o 4º ano de Teologia. Aqui fez a sua profissão monástica de votos simples a 1 de Novembro de 1998, e a de votos solenes em 2001. Foi ordenado sacerdote a 11 de Maio de 2003 pelas mãos de D. Armindo Lopes Coelho, então bispo do Porto. Frequentou o Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo – pertencente à Ordem Beneditina, em Roma – entre 2004 e 2008, no qual obteve a Licenciatura Canónica e Doutoramento em Sagrada Liturgia com o tema: "O movimento litúrgico em Portugal. Dom António Coelho o protagonista". Actualmente, é professor na Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Teologia, no Pólo do Porto. Rezamos para que o seu munús seja fecundo e proveitoso nestes futuros anos de serviço à frente da comunidade beneditina de Singeverga.

FALECEU NESTA DATA
2013 - Maria Emília da Costa Leite (Santa Eulália)
2013 - Valentina de Oliveira Faria (S. Miguel)
2014 - José António da Silva e Cunha (Santa Eulália)
2018 - João Abreu Araújo (Moreira de Cónegos)


NACIONAL E INTERNACIONAL