Arrancou mais uma edição do programa “Profissionais com Futuro”

No âmbito das estratégias de intervenção na área da juventude implementadas por este Executivo, arrancou mais uma edição do programa “Profissionais com Futuro” do GADJET da Câmara Municipal (Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Jovem para a Empregabilidade Total), em parceria com o GAAS da Santa Casa da Misericórdia de Vizela, junto dos alunos que frequentam o 12º ano nos estabelecimentos de educação, ensino e formação profissional do Concelho.


Este programa é composto por 5 sessões nas quais os jovens são desafiados a lançar um olhar crítico sobre um conjunto de atitudes, comportamentos e competências essenciais a uma procura de emprego ativa e eficaz, que contribua para a (re)inserção no mercado de trabalho.

A primeira sessão consiste em “conhecer-nos a nós próprios”, na realização de dinâmicas de autoconhecimento. Saber falar sobre si mesmo, dos objetivos e competências, das suas qualidades e dos defeitos é essencial.

Paralelamente, a consciência de que a rápida transformação do mundo do trabalho e da forma como trabalhamos exige a aposta no desenvolvimento de competências transversais, as “Soft Skills”, que enriquecem e tornam os jovens mais competitivos, facilitando não só a entrada no mercado de trabalho, mas também a manutenção do posto laboral.

As sessões seguintes incluem temas muito práticos e essenciais no percurso de procura de emprego desde a definição dos objetivos profissionais até ao conhecimento das técnicas/ferramentas de procura ativa de emprego.

Tratando-se de um programa de treino de competências de cariz prático, a última sessão consiste na simulação de entrevistas de trabalho, numa lógica de integração dos temas abordados e dando particular enfase à comunicação verbal e não-verbal.

De destacar que esta atividade se insere na aposta da Autarquia na definição e implementação de estratégias de intervenção na área da juventude, que passam fundamentalmente por promover atividades que fomentem a participação ativa dos jovens na sociedade, o desenvolvimento do associativismo juvenil e a promoção da transversalidade das políticas municipais orientadas para a juventude nos restantes domínios de intervenção municipal.

Partilhar