VISITE VIZELA, Santuário de S. Bento das Peras; Balneários Termais; Parque; Rio; Montanha; Património; História...

Colocados primeiros contentores enterrados de Vizela

No âmbito do programa ‘Vizela Mais Limpa’, o Presidente da Câmara Municipal de Vizela apresentou esta manhã os primeiros contentores enterrados no Fórum Vizela e Rua Joaquim Costa Chicória, no âmbito do sistema de contentorização que está a ser implementado pela Autarquia. Serão 54 contentores enterrados até ao final do ano no centro da cidade e até março de 2019, serão 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

.


A contentorização prevê a substituição do atual sistema de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização.

Assim, no âmbito deste sistema de contentorização, a Câmara Municipal anuncia a instalação, até ao final do ano, de 54 contentores enterrados no centro da cidade, e até março de 2019, 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

"De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável."

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara, Victor Hugo Salgado, destacou ainda a mudança de paradigma na área do ambiente em relação ao passado, em que Vizela se encontrava muitos anos atrasada no que diz respeito à recolha e deposição de resíduos.

Assim, é intenção deste Executivo alterar por completo este paradigma com o objetivo de melhorar de forma substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.

DIFICULDADE NA DEFINIÇÃO DOS LOCAIS

Victor Hugo Salgado destacou ainda a dificuldade na definição dos locais de colocação dos contentores, afirmando que estes são os locais possíveis, tendo em conta a posicionamento das infraestruturas de água, saneamento, gás, entre outras, assim como a posicionamento do camião para a recolha.

De destacar que os contentores enterrados se inserem no programa Vizela Mais Limpa, implementado por este Executivo Municipal e cujos objetivos são: a substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização; a aquisição de varredora mecânica; a aquisição de camião de limpeza urbana; a colocação de contentores de recolha seletiva; e a promoção de ações de sensibilização.

Com implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, a Câmara Municipal estima a poupança de um milhão de euros em 10 anos, tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.