Endutex comprou Monte do Cavalinho

Fica atrás da estação de comboios de Guimarães, tem 110 mil metros e custou 2,75 milhões de euros.
Na foto o empresário eng. Vítor Abreu verdadeiro rosto da Endutex.


Foi um final ' que deixou todos satisfeitos aquele que teve o leilão de ontem dos lotes do Monte Cavalinho, uma área de bosque de 110 mil metros atrás da estação de comboios de Guimarães, e a maior zona por urbanizar . da cidade. A empresa têxtil Endutex fez a única proposta, de 2,75 milhões de euros, e arrematou o leilão com a garantia de que a Câmara de Guimarães não exerce o direito de preferência.

A polémica sobre o Monte começou quando a Câmara interferiu no leilão anterior, que previa a construção de mais de 700 fogos habitacionais naquela zona da cidade. Para impedir a construção desenfreada, a Autarquia aproveitou o alvará de loteamento estar caducado e travou o leilão.

Entretanto, mandou fazer um projeto que prevê apenas 250 fogos habitacionais, parque de estacionamento de apoio à estação de comboios e preservação de áreas verdes.
A Endutex, que já tinha a proposta mais alta no primeiro leilão, garante que o projeto da Câmara serve os interesses da empresa. “O facto de o projeto ter sido apresentado anteriormente até já nos deu mais certezas do que a Câmara lá ia fazer. O parque de estacionamento e o parque verde são duas valências que entendemos que tornam o nosso projeto ainda mais apetecível”, disse André Ferreira (genro de Vítor Abreu), administrador da empresa, à saída do leilão.

CÂMARA DESISTE

Domingos Bragança, presidente da Câmara, até tinha manifestado abertura para exercer o direito de preferência, mas acabou por abdicar devido à garantia dada pela Endutex de que o projeto vai ser respeitado: “Guimarães saiu bem disto e este Monte será uma nova zona de entrada que muito nos orgulhará".

A intenção da Endutex é ter o projeto específico de loteamento aprovado no prazo de um ano e, nos
dois seguintes, avançar para a construção. Na melhor das hipóteses, o Monte Cavalinho, hoje um dos maiores bosques da cidade, é transformado em parque verde e habitacional em 2022.

ENDUTEX

Sede em Santo Tirso

É uma empresa de Vilarinho, Santo Tirso, que atua na área dos têxteis técnicos e também tem os hotéis Moov, de segmento “low-costf'. Foi criada há 48 anos em Vizela. '

Têxteis técnicos

É reconhecida como um dos maiores produtores mundiais de têxteis técnicos (toldos e encerados, vestuário de proteção, arquitetura têxtil) e líder de ' mercado no campo das impressões digitais.

Negócios variados

Além das fábricas têxteis, . em Portugal e no Brasil, gere dois parques industriais (Baiona e Vimaranes), tem negócios no imobiliário e na geração de energia) A última aposta são investimentos imobi. » liârios e os hotéis Moov.

(TEXTO DE DELFIM MACHADO, in JN)
(Foto Jornal T)















Partilhar