Dulce Félix, Manuel Mendes e Neno associam-se ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Caminhada Inclusiva agendada para 7 de dezembro, com partida no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Várias atividades programadas durante as próximas semanas. AIREV de Vizela vai estar presente.


O Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência, órgão informal de debate, consulta e informação que funciona com o apoio do Município e é integrado pelas instituições e agrupamentos de escolas que no concelho desenvolvem atividade da área da de deficiência, comemora entre os dias 26 de novembro a 10 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Sob o lema das Nações Unidas “Capacitar as Pessoas com Deficiência e Assegurar a Inclusão em Igualdade” o programa contará com um leque de iniciativas variadas, iniciando-se no dia 26 de novembro, no Auditório da Fraterna, com uma Formação em Comunicação Acessível, que tem como objetivos, sensibilizar para a diversidade funcional, conceitos, acessibilidade digital, atendimento acessível e ambientes e acessibilidade documental.

Nos dias 28, 29 e 30 serão promovidas conversas informais com os alunos das EB 2,3 João de Meira; Fernando Távora e Abação que têm como finalidade desenvolver nas crianças e nos jovens um olhar e práticas inclusivas sobre a deficiência. Salienta-se a participação, nestas sessões, do atleta medalhado, Manuel Mendes e do escritor João Artur Fernandes.

No dia 3 de dezembro, será apresentado no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, o livro de João Artur Fernandes, “Avanços e Recuos e…” com apresentação de Gabriela Nunes.

O programa prossegue a 5 de dezembro, pelas 10h00, com o espetáculo “ Diferentes Vozes por uma Sociedade Capacitada e Inclusiva para Todos” no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor que conta com a participação da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui; Agrupamentos de escolas de Abação; Fernando Távora; João de Meira e Taipas. Este espetáculo terá tradução em linguagem gestual, permitindo assim que a comunidade surda participe em pleno nesta grande festa inclusiva! A entrada é livre.


No dia 7 de dezembro, pelas 10h30, ocorrerá mais uma Caminhada Inclusiva, que partirá do Paço dos Duques de Bragança e terminará no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão, elaborado pelos membros do Fórum, sob a coordenação de António Cardoso. Este momento é emblemático, pois problematiza de forma satírica, algumas situações vivenciadas no quotidiano pelas pessoas com deficiência. Salienta-se que a Caminhada deste ano contará com a participação de atletas de nomeada, como Dulce Félix, Manuel Mendes e o ex-jogador de futebol, Neno, assim como alguns atletas dos medalhados da Cercigui, para além da participação já habitual dos alunos e familiares das escolas e das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência. Esta iniciativa é aberta a todos aqueles que queiram participar.

Também o Vitória Sport Clube, no dia 9 de dezembro, aquando do jogo de futebol com o Rio Ave, se associa a estas comemorações, através da entrada no relvado dos jovens das instituições e das escolas com os jogadores.
O programa termina no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.

Partilhar