VIZELA CIDADE NATAL 2018. APAREÇA.

Orçamento da Câmara Municipal para 2019 aprovado

“O próximo ano será de concretização de investimentos sustentáveis e estruturantes que vão marcar o futuro de Felgueiras” – Nuno Fonseca


“2019 será um ano a pensar nas pessoas e no crescimento económico, integrado e sustentável do concelho!” Foi desta forma que o Presidente da Câmara Municipal - Nuno Fonseca começou por apresentar o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para 2019, na última reunião de Assembleia Municipal, que se realizou no passado dia 23 de novembro.



O orçamento do município para o ano económico de 2019 prevê uma receita e despesa globais no montante de 42 milhões e 210 mil euros. O autarca afirma que é “um orçamento realista, ajustado às reais receitas do Município e que marca o início da redução progressiva dos impostos”, como é o caso do IMI. No que respeita a este imposto, fixado em 0,320%, sublinhou que “até ao final do mandato alcançaremos o valor mínimo definido por lei, como prometido”.



A fixação de pessoas no concelho é uma das prioridades apontadas pelo Executivo e o documento assegura que haverá uma proximidade com os cidadãos e um apoio concreto no que respeita às áreas da saúde, educação, apoio ao associativismo, juventude, cultura...



O autarca realçou que “o próximo ano será de concretização de investimentos sustentáveis e estruturantes que vão marcar o futuro de Felgueiras”.



As obras de reabilitação urbana (PARU) nos principais aglomerados urbanos do Concelho e o reforço dos projetos de mobilidade urbana sustentável (PAMUS), através da integração de Felgueiras na iniciativa governamental Portugal Ciclável 2030, suportados em candidaturas apresentadas pelo atual Executivo Municipal, são exemplo da ação empreendida e a empreender em 2019.



O início dos trabalhos para a construção do Cemitério Municipal, a conclusão das obras em curso como a EM 564, Rua Frei Lucas Teixeira, EN101, ou a beneficiação generalizada da rede viária em todas as Freguesias são outras obras referenciadas no orçamento.



A área ambiental não é esquecida: haverá um reforço no investimento da rede de saneamento básico e na redução das perdas na rede de abastecimento de água.



O apelo à fixação de empresas no concelho e a motivação para diversificação do tecido empresarial passa pela criação de infraestruturas que lhes facilitem o trabalho. Assim o orçamento contempla a Ligação da Zona Industrial de Cabeça de Porca à A11.



Também na área da Justiça há novidades que se prendem com as obras de construção do novo Tribunal. Todas estas obras são consideradas fundamentais para o desenvolvimento do concelho e Nuno Fonseca refere que são “exemplo da importante e profícua relação que o Município de Felgueiras tem hoje com o Governo”.



Outra das grandes opções do Executivo Municipal é garantir a continuidade do reforço das verbas transferidas para as freguesias, processo já iniciado em 2018.



O presidente da autarquia considera que o orçamento de 2019 marcará a viragem no investimento e progresso, com o início da materialização de projetos e novas ações que vão marcar o futuro do Concelho de Felgueiras.