Procuram-se futuros modelos

Casting para mulheres com “Curvas reais” na Plataforma das Artes e Criatividade este sábado.


Desfile de moda sob o lema “A elegância não tem idade, nem tamanho” destina-se a jovens e mulheres com mais de 18 anos, sem critérios de beleza.

Desfile de moda pela diversidade pretende abrir portas a “sonhos” de mulheres com dificuldades de integração social, nos vários contextos, devido à sua condição física ou faixa etária. O Município de Guimarães apoia o evento “Curvas Reais” que visa a realização de um desfile, com a participação de estilistas de renome internacional e os alunos da CENATEX, convidados para realizar peças de vestuário para tamanhos grandes. Os modelos serão as mulheres vimaranenses.

O casting para este desfile terá lugar no próximo sábado, 24 de novembro, na Plataforma das Artes e Criatividade (09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00), cuja única condição é vestir tamanho 40 ou superior.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães destacou “forte dimensão social” na promoção deste evento, ultrapassando o conceito dos estereótipos da moda. Adelina Pinto salientou a “necessidade de aceitar a diferença e assumir a identidade, sem que isso contribua para a diminuição enquanto pessoa”. A conferência de apresentação do evento “Curvas Reais em Guimarães” teve lugar esta segunda-feira com as presenças da Vice-presidente da Câmara Municipal, Adelina Pinto, da Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira e Yolanda Cortizo, mentora do projeto.

Depois de Paris, este evento terá lugar na Cidade-Berço. Yolanda Cortizo explicou que a ideia nasceu da vontade em “criar um movimento pela diversidade e de acesso a todas as mulheres”. Apresentou exemplos de mulheres que “perdem autoestima” e através deste evento “têm oportunidade de voltar a brilhar”.

“A elegância não tem idade nem tamanho” é o slogan que dá o mote para sensibilizar a comunidade para esta temática, pretendendo capacitar mulheres que se encontram desmotivadas por dificuldades de acesso a guarda roupa adequado às suas formas, levando-as a extremos de isolamento.

Neste contexto, pretende-se realizar um desfile de moda, com mulheres de Guimarães, selecionadas através de um casting, que serão modelos de passerelle das coleções de vários estilistas de renome internacional, e de alunos das escolas profissionais convidados para realizar peças de vestuário para tamanhos grandes. O desfile de moda será realizado em 2019, com data e local ainda a designar.

Esta ação será concretizada através da Divisão de Ação Social, da Educação, da Cultura e do Gabinete de Relações Públicas, da Câmara Municipal de Guimarães.






Partilhar