Cães vadios mataram vitelos na Porteladinha-Vizela


Animais mortos e feridos pertencem a Baltazar Oliveira, anterior presidente da Casa do Povo de Vizela, dono duma vacaria em Vizela. Cães deixaram um rasto de terror.


Há cerca de duas semanas que uma matilha com sete a nove cães está a aterrorizar outros animais e a população da Rua da Porteladinha, em Vizela. O pior ataque matou quatro vitelos e feriu outro, todos da vacaria de Baltazar Oliveira (Presidente da Assembleia da Casa do Povo de Vizela), mas também já foram mortos pelo menos dois cães à frente dos donos e várias galinhas.

“Eles não só matam como também comem os animais que matam", revela Baltazar Oliveira, dono da vacaria que perdeu quatro vitelos na semana passada.

O filho, Sérgio Oliveira, já apresentou queixa na GNR: “Foram três dias de ataques de nove cães que atuam em grupo e comem os animais porque têm fome”, revela o filho, que acusa um vizinho de ser dono de parte dos cães.
Contactada pelo JN, fonte da GNR confirmou “a existência de queixas” e revelou que o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente ( SEPNA) da GNR já se deslo cou ao local várias vezes, sem conseguir capturar os animais. Para que isso aconteça, é preciso que a Câmara de Vizela entre no processo e os canídeos sejam capturados na presença de um veterinário, eventualmente com recurso a tranquilizantes.

A ação conjunta entre a Câmara e a GNR já está programada, revela a mesma fonte policial, uma vez que se revela imprescindível identificar se os cães têm dono para que as responsabilidades criminais e civis avancem.

Victor Hugo Salgado, presidente da Câmara, confirma isso mesmo ao JN: "Como são animais bravos não estamos a conseguir identificar. Contudo, temos uma ação programada com o SEPNA e espero que no início desta semana possamos conseguir, até para perceber a quem pertencem

Partilhar