Nova varredora para limpeza urbana de Vizela

No âmbito do programa ‘Vizela Mais Limpa’, a Câmara Municipal de Vizela vai apresentar a nova varredora, no próximo dia 14 de janeiro, na loja interativa de turismo, pelas 16 horas.
Este novo equipamento vai efetuar a limpeza diária das principais vias do centro da Cidade e, quinzenalmente, a limpeza em cada uma das freguesias do Concelho.


A varredora vem juntar-se ao novo camião de limpeza urbana apresentado em outubro passado, e que efetua a lavagem semanal (6ª feira) das principais vias do centro da cidade e mensal em cada uma das freguesias do Concelho (4ª feira).

A CMV esclarece que: «esta aquisição insere-se no programa Vizela Mais Limpa, implementado por este Executivo Municipal e cujos objetivos são: a substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização; a aquisição de varredora mecânica; a aquisição de camião de limpeza urbana; a colocação de contentores de recolha seletiva; e a promoção de ações de sensibilização.

A Câmara Municipal instalou já 40 contentores enterrados dos 54 previstos no centro da cidade, e até março de 2019, vai instalar mais 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

"De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável" - salienta a autarquia.

Com implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’, a Câmara Municipal estima a poupança de um milhão de euros em 10 anos, "tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses".

Partilhar