VISITE VIZELA

2020 JVAZPINHEIRO



Projeto NORTE-01-0247-FEDER-027704
Designação do Projeto: Desenvolvimento de um eco-painel inovador com propriedades térmicas e acústicas a partir de diferentes resíduos industriais
Promotor: J. Vaz Pinheiro Lda.

Custo Total Elegível: 19.500,00 €
Incentivo FEDER: 14.625,00 €




SÍNTESE
O projeto visa o desenvolvimento de uma eco-painel com design diferente dos atuais, obtido a partir de resíduos com potencial de utilização na construção e no mobiliário. Para tal, é fundamental a caracterização das matérias-primas a utilizar e a definição de algumas condições do processo.
Desta forma, o objetivo do projeto centra-se no estudo técnico e científico do desenvolvimento de um novo produto a partir de resíduos de couro impregnados com uma nova matriz termoendurecível e na sua caracterização final.


ENQUADRAMENTO
Os painéis termoacústicos são painéis incombustíveis, leves, rígidos e/ou semi-rígidos muito utilizados na indústria de construção para o isolamento térmico e acústico. Estes podem ser produzidos a partir de diferentes matérias-primas como gesso, lã de vidro, lã de rocha ou, normalmente, aglomerados com recurso a resinas termoendurecíveis.
A empresa J. Vaz Pinheiro Lda. tem produzido recentemente este tipo de painéis, através de processos de moldação por compressão utilizando resinas comerciais. A inovação verificada neste tipo de painéis, além do uso de resíduos provenientes do sector do calçado e do setor têxtil (couro) como elemento de reforço, implica também a substituição total ou parcial das resinas termoendurecidas. Para tal é necessário que se estudem não só os tipos de resíduos que possuam propriedades semelhantes às resinas estudadas, como também outros resíduos que possam conferir características de durabilidade ao painel, existindo ainda a possibilidade da utilização de resinas biológicas. 



Localização: PO Norte, Moreira de Cónegos, Guimarães, Portugal



[ler mais]