Vizelenses no Campeonato Nacional Corta Mato

A principal competição de corta-mato portuguesa irá decorrer no próximo domingo nos jardins do Alcabrichel, já a pensar no Mundial de Corta-Mato.

Entre o início da manhã e o princípio de tarde, o Nacional de Crosse terá a sua disputa no domingo, num dos concelhos onde o corta-mato tem-se demonstrado mais vivo, habituado a selecionar atletas para o Europeu de Corta-Mato. Desta vez o concelho experimentará ser o palco principal para escolher a equipa portuguesa que se irá deslocar a Bydgoszcz (Polónia) no final deste mês, para participar no Mundial da especialidade.

A prova conta, desde já, com o sucesso de um recorde de inscritos, com um total de 734 atletas esperados e de 82 clubes. Em disputa estão os títulos de campeão nacional (juvenis, juniores, sub-23 e séniores) e ainda os títulos coletivos, aqueles que dão acesso à Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato. No número das edições, será a 91ª edição no setor masculino e a 47ª edição no setor feminino, números expressivos de um campeonato que sempre se habituou a ter os principais atletas portugueses presentes.

E assim será também nesta edição, onde os principais especialistas portugueses deverão marcar presença, entre eles os atuais campeões nacionais, Dulce Félix e Manuel Damião, ambos do Maratona Clube de Portugal. Mas estarão outros campeões nacionais do passado como Anália Rosa, Youssef el Kalai, Rui Pedro Silva ou Fernando Silva. Restará saber se Sara Moreira e Manuel Damião conseguirão fazer a dobradinha de 2013, depois de terem sido campeões nacionais de estrada. No primeiro caso a atleta vem de um intenso Europeu de pista coberta, onde foi campeã de 3000 metros, no segundo caso é a ambição de um atleta que busca efemérides numa altura em que goza um bom momento da carreira.

As vizelenses Salomé Rocha e Catarina Ribeiro (Sporting C. P.), que na semana passada estiveram em evidencia na vertente curta, também marcam presença nesta competição.

Os Dragoes do Vale de Vizela participam com 4 juvenis masculinos (João Lopes, Pedro Silva, Martinho Oliveira e Rui Andrade), 2 juvenis femininas (Diana Ribeiro e Sandra Oliveira), Márcia Pinto em juniores e Lúcia Pereira em seniores.

Partilhar