8 de Novembro as Datas das História


1821 - Confirma-se a presença de soldados em Vizela para recuperação nas águas termais, num hospital ambulante montado em casa particular.

1864 — Na tarde deste dia, de regresso de Lisboa, o governador civil do distrito de Braga visita Vizela, onde foi esperado pela Câmara e administrador do concelho de Guimarães, tocando uma banda de música e queimando-se foguetes durante a visita aos banhos e à povoação, e também visitou a cidade de Guimarães, onde à chegada arderam duas girândolas de foguetes e à noite tocou uma banda de música à porta do Visconde de Pindela, no Carmo, onde ele se hospedou

1884 — Em sessão da Junta Geral do distrito, tratando-se de uma reclamação da Junta de Paróquia de S. Paio de Vizela, o Conde de Margaride, procurador de Guimarães, emite ideias análogas e confecciona um parecer nesse sentido, o qual foi rejeitado pela maioria da comissão respectiva e a Junta nem sequer lhe concedeu, atropelando manifestamente a lei que ele fosse exarado na acta; travando-se por isso viva discussão entre alguns procuradores e o Conde que protestava pelos seus direitos e pelos interesses do distrito..


2018 -  A Câmara Municipal, a GNR e os Bombeiros Voluntários de Vizela promovem o programa Vizela Noite Segura. Reduzir a sinistralidade na estrada e “sacudir consciências, sobretudo entre os jovens”, alertando para os riscos do consumo de álcool aliado à condução são os objetivos desta iniciativa.Trata-se de um programa de simulacros de acidente de viação.

NASCEU NESTA DATA

- Hélder Aráujo (Informático Didatécnica)
1958 - José Valentim Couto (Bombeiro de Vizela)
1982 - José Graça (Bombeiro de Vizela)
- Simão Pedro Pacheco (CCD de Santa Eulália)

FALECEU NESTA DATA
2018 - Joaquim Luís de Oliveira Pereira (Moreira Cónegos)

Partilhar