LOUSADA Notícias várias

- Município promove Lousada Bebé Natal.
-Presidente com novo Comando da GNR.  
Lousada tem mais 35 mil árvores para oferecer. 
Cursos da ESTG do Politécnico do Porto. 



A Câmara Municipal tem levado a cabo várias medidas de apoios às famílias, no seguimento da promoção do aumento da natalidade. Entre estas atividades, o evento Lousada Bebé Natal para as crianças naturais do concelho, nascidos no ano de 2018.
O Lousada Bebé Natal vai decorrer no dia 6 de janeiro, domingo, pelas 15h30, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca e conta com animação e presentes para os bebés inscritos.
As inscrições devem ser efetuadas até dia 31 de dezembro através de formulário disponível no sítio da Câmara ou através do e-mail asocial@cm-lousada.pt ou, presencialmente, nos serviços de Ação Social do Município. Os pais devem apresentar a certidão de nascimento do bebé de forma a confirmar a naturalidade.

Presidente da Câmara reuniu com novo Comando da GNR Lousada

No passado dia 13 de dezembro o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, efetuou uma reunião de trabalho com o novo Comandante da GNR de Lousada, o Sargento-Chefe Orlando Pimentel.
O encontro teve como finalidade analisar algumas questões, nomeadamente as condições físicas do quartel para que o Município possa ser um auxílio em pequenas obras de conservação do edifício e interceder junto da tutela para remodelações mais avultadas.
Para além desta situação foi debatida a conservação do atual parque de viaturas ao serviço desta força de segurança e principalmente a necessidade deste posto vir a contar com um aumento do número de efetivos, situação que já foi reportada pelo Município e pelo Comando aos órgãos superiores da GNR e que se prevê com desfecho positivo num curto intervalo de tempo.
Por fim, foi dada nota pelo novo Comandante Orlando Pimentel dos números e tipos de ocorrências registadas durante o ano em Lousada, sendo que existe uma taxa de criminalidade relativamente baixa quando comparada com outros concelhos de idêntica dimensão.

Lousada tem mais 35 mil árvores para oferecer

Autarquia reforça arborização do concelho com árvores gratuitas para todos.
Nos últimos anos o Município de Lousada tem implementado a sua estratégia para a sustentabilidade com projetos inovadores e interligados, que contam sempre com o envolvimento social. Plantar Lousada não é exceção, e este ano regressou em força.
Plantar Lousada no Natal dá seguimento à iniciativa do ano passado e disponibiliza um total de 10 mil árvores Assim, até 31 de dezembro, sempre que efetuar compras superiores a 35€, nas grandes superfícies ou comércio tradicional de Lousada, recebe um voucher que poderá trocar por uma árvore no Ecocentro Municipal.
Quem tiver vontade de plantar ainda mais pode participar na campanha Plantar Lousada… No Seu Quintal, que disponibiliza adicionalmente 15 mil árvores de 13 espécies diferentes aos munícipes Lousadenses.
As habituais plantações em espaços a reflorestar também já estão de volta ao terreno, com várias ações de voluntariado marcadas entre dezembro e março.
Por fim, e à semelhança do ano passado, a autarquia vai oferecer mais 10 mil árvores nativas para apoiar projetos de reflorestação em vários pontos do país, contribuindo para a reflorestação das áreas ardidas em Monchique, Pedrógão Grande, Tondela e Pinhal de Leiria.
Se tiver interesse em receber árvores nativas para plantar, saiba como fazer em www.cm-lousada.pt/pt/plantarlousada
Estas são algumas da iniciativas que contribuem para que Lousada seja mais verde, com a ajuda de todos.

Promoção de produtos do Tâmega e Sousa no Luxemburgo

Lousada foi um dos concelhos representados na ação de promoção no âmbito do projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’, na Residência Oficial do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Dr. António Gamito. A iniciativa decorreu no dia 6 de dezembro, tendo como foco a apresentação das potencialidades do Território: a Indústria de excelência, o Turismo exponencial, a deliciosa Gastronomia e o Vinho Verde do Tâmega e Sousa - único e singular.
Estiveram presentes cerca de 40 participantes, nomeadamente empresários luso-luxemburgueses e luxemburgueses que manifestaram entusiasmo e empenho na cooperação.
De salientar que este projeto resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Ader-Sousa, o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, a Dolmen e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto.
A Vice-Presidente da Ader-Sousa e Vereadora da Câmara Municipal de Lousada, Dra. Cristina Moreira, destacou que “esta mostra foi uma forma de chamar a atenção dos luxemburgueses para algumas das potencialidades da nossa região e, nesse sentido, penso que conseguimos atingir os objetivos. Perceberam que a região está muito bem organizada e que é muito interessante. Conseguimos passar a mensagem que também temos indústria, negócios e que a nossa região exporta imenso”.
A iniciativa, tal como outras promovidas ao abrigo do projeto ‘Tâmega e Sousa Internacionaliza’, é o cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Cursos da ESTG do Politécnico do Porto em Lousada

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, e a Presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico do Porto, Dra. Dorabela Gamboa, visitaram as três turmas que estão a ter aulas em Lousada, relativas ao Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento para a Web e Dispositivos Móveis e ao Curso Técnico Superior Profissional em Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos.
Frequentam estes cursos cerca de 60 alunos, provenientes de Lousada, mas também de outros municípios da região. As salas onde funcionam os cursos foram disponibilizadas pelo Município de modo a acolher os alunos e professores.
A Dra. Dorabela Gamboa destacou que “estes cursos permitem que os jovens tenham uma especialização, sendo também um modo de aceder mais rapidamente ao mercado de trabalho ou de ingressar em estudos superiores. Por isso, são cursos que têm vindo a ter uma procura crescente”.
A Presidente da ESTG salientou ainda que “esta é a única instituição de ensino superior público na região do Tâmega e Sousa. Por isso faz todo o sentido deslocalizar os cursos para concelhos vizinhos de Felgueiras, onde está localizada a ESTG. Acresce também o facto de termos a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do território e como o trabalho desenvolvido com a Câmara de Lousada tem sido exemplar faz todo o sentido que estreitássemos ainda mais a parceria”.
Neste seguimento a Dra. Dorabela Gamboa anunciou que em 2019 a ESTGPP vai organizar a 3.ª edição do B-Box, um programa de pré-aceleração de ideias de negócio, em Lousada.

Partilhar