12 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA

1980 - Eleitos Vereadores de Vizela na Câmara de Guimarães.

1898 - É decidido em reunião da Câmara Municipal de Guimarães, a atribuição do nome de “Rua Dr. Pereira Caldas” à antiga rua da Rainha, artéria que liga a estrada nova ao largo Franco Castello Branco (atual Praça da República) e rua onde nasceu no dia 16 de janeiro de 1818 o homenageado, Dr. José Joaquim da Silva Pereira Caldas, homenagem feita na passagem do seu 80 aniversário.
Pereira Caldas fo jornalista, ensaísta, arabista e arqueólogo amador. Cursou matemática, filosofia natural e medicina na Universidade de Coimbra. Foi professor de matemática e de árabe no Liceu de Braga. Ignoramos onde e com quem estudou esta língua, do mesmo modo como aconteceu com João P. Leite Neto que ensinou também a língua árabe no mesmo liceu. Escritor prolífico, foi também autor de várias obras no âmbito de problemática árabe: Duas Lendas Patrias: Aparição de Ourique e as Côrtes de Lamego (1878); Música Árabe – Origem e Criação (Braga, 1883) e um estudo sobre a Poesia Árabe (s/d). Escreveu ainda um opúsculo dedicado à problemática da actualidade daquela época, nomeadamente à revolta no Sudão, contra o colonialismo inglês, intitulada Mahdy. O que é e o que vale esta palavra árabe (Braga, 1885) que alude ao chefe da revolta, auto-proclamado al-mahdi.
Foi sócio de várias agremiações científicas em Portugal, entre outras da Sociedade Martins Sarmento, e no estrangeiro.
O Dr. Pereira Caldas faleceu a 19 de setembro de 1903 em Braga.


1980 - Mendonça Pinto (PS) e Manuel Campelos (ind-CDS) são eleitos vereadores da Câmara Municipal de Guimarães. Manuel Campelos (na foto) acabaria mais tarde por desistir das funções de vereador. Era presidente da CMG, António Xavier.

2007 - Fundação da AMAS, Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela  fundada por vontade de um grupo de amigos e mergulhadores da cidade e surgiu com o intuito de cativar os jovens para as diversas atividades subaquáticas, principalmente o mergulho e de os sensibilizar para a preservação da Natureza, em especial para a defesa do Rio Vizela. 

2008 - Alfredo Ribeiro foi reeleito Presidente da AIREV.


NASCEU NESTA DATA
2007 - AMAS -
Associação de Mergulho e Atividades. Subaquáticas de Vizela 
- Professora Odete Almeida (falecida em 2017)
1995 - Ferrari jogador do FCV em 2017-18.

FALECEU NESTA DATA

1983 - Joaquim Ribeiro Ferreira, ourives vizelense.
2013 - Maria Olívia Gomes Pedrosa (S. Miguel)

2012 - Eduardo Jorge Dias Lopes (Regilde)
2012 - Maria Dolores Sousa (Santa Eulália)
2010 - Maria da Conceição Ferreira Pinto (Sta Eulália)
2010 - José Alves (S.João)


NACIONAL E INTERNACIONAL

Partilhar