19 de JANEIRO as DATAS da HISTÓRIA

1921 - Armindo Ribeiro de Faria, um vizelense como Governador Civil de Braga. Castelo de Vizela (para edifício municipal) é uma obra sua.

1921 - Armindo Ribeiro de Faria (falecido em 1924), vizelense que liderou o processo de criação do Concelho de Vizela até aos anos 20 e mandou construir o "Castelo" para sede municipal, é investido no cargo de Governador Civil de Braga.



 


1946 - Realiza-se uma assembleia do Futebol Clube de Vizela em casa de Francisco Armindo Pereira da Costa (foto), na rua Latino Coelho (presidente da Comissão Administrativa) para eleger os corpos gerentes para 1947/47. Francisco Costa assume a presidência da Direcção; Manuel de Sousa Oliveira a presidência da Assembleia-geral e a presidência do Conselho Fiscal é entregue ao comendador José Luís de Almeida. O Dr. António Pinto é nomeado médico do clube.


1947 - Em assembleia do FC Vizela realizada nos balneários do Campo Agostinho de Lima são eleitos os novos órgãos gerentes: Presidente da Assembleia: Manuel Sousa Oliveira Júnior; Presidente da Direcção, Damaso Pereira Dias; Presidente Conselho Fiscal: José Luís de Almeida.


1986 - FC Vizela perde em casa do Gil Vicente por 1-2 em jogo da II Divisão.

1996 - Santa Casa da Misericórdia de Vizela presta homenagem póstuma ao benemérito Francisco Guimarães e ao ex-provedor Fonseca e Castro com a um memorial.


1997 - O FC Vizela perde em casa com o Freamunde por 0-2 e fica de fora da edição 1996/97 da Taça de Portugal. A equipa freamundense seria eliminada pelo FC Porto na ronda seguinte. Antes de ser eliminado, o FC Vizela deixou fora da Taça o Lamas (2-0), Beneditense (2-0), Favaios (0-3) e Fafe (1-2). 

2003 - Presidente da Câmara Municipal de Vizela Francisco Ferreira inaugura a sala de troféus do Futebol Clube de Vizela.


2004 - Os comboios regressam a Vizela, desta vez em via-larga depois de profunda reestruturação do troço Guimarães-S.Bento/Porto. A inauguração acontece numa viagem em que participa o Ministro das Obras Públicas, Carmona Rodrigues. Na estação de Vizela, para além dos representantes da Câmara Municipal, juntam-se inúmeros vizelenses para "saudarem" a primeira composição a passar na via larga. A par desta obra no caminho de ferro, a REFER opera outras alterações nas vias de acesso à estação de Vizela, como foi o túnel da estação, o alargamento da Ponte de Pau e rotunda dos bombeiros, etc.


2016 - Morre Almeida Santos ex-presidente da Assembleia da república e grande apoiante da elevação de Vizela a Concelho.


2017 - Morre com 63 anos de idade, Rogério Caldas, ex-comandante dos Bombeiros de Vizela.

2018 - Dora Gaspar, vereadora socialista, é eleita Presidente do Partido Socialista de Vizela.


NESTA DATA NASCEU



1966 - EDUARDO GUIMARÃES, presidente do Futebol Clube de Vizela.
 1977 - Leandro, jogador do FC Vizela em 2009/10.



--------------------------------------------------------------------------------------------
NESTA DATA FALECEU
2014 - José de Abreu Fernandes (S. Paio de Vizela)
2014 - Fernando Otávio Ferreira Mendes (Moreira de Cónegos)
2009 - Maria da Conceição Ribeiro da Silva
2012 - Abílio Abreu (Vilarinho)
2015 - Arménio Barbosa Pacheco (Sta Eulália)
2017 - Manuel Rogério Pinto Caldas - S. Miguel das Caldas

2019 - Francisco Silva (S. Miguel)


NACIONAL E INTERNACIONAL


Partilhar