GNR Atividade operacional do fim de semana

A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 19 e 20 de janeiro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:




1. Detenções: 182 detidos em flagrante delito, destacando-se:

· 124 por condução sob o efeito do álcool;

· 26 por condução sem habilitação legal;

· Três por tráfico de estupefacientes;

· Dois por detenção ilegal de arma;

· Dois por violência doméstica;

· Um por ameaça e coação;

· Um por posse de arma proibida.



2. Apreensões:

· 283 doses de haxixe;

· 13 doses de liamba;

· 184 artigos contrafeitos;

· Duas armas brancas;

· Uma arma de fogo.



3. Trânsito:

Fiscalização: 2 053 infrações detetadas, destacando-se:

· 296 excessos de velocidade;

· 245 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;

· 113 por falta de inspeção periódica obrigatória;

· 90 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;

· 67 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;

· 51 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;

· 57 por falta de seguro de responsabilidade civil;

· 23 relacionadas com tacógrafos.



Ação de entrega calendários GNR – EDP Distribuição a idosos



A Guarda Nacional Republicana (GNR), em parceria com a EDP Distribuição, vai distribuir, em todo o território nacional, 50 000 calendários (modelo em anexo), no sentido de reforçar a proximidade à população mais idosa, alertando para a prevenção de burlas relacionadas com a cobrança de serviços prestados por falsos funcionários da referida empresa.

A grande visibilidade que este artigo tem no interior das residências torna mais fácil, em caso de emergência, o acesso aos contactos da GNR (inseridos no próprio calendário), que poderão ser determinantes no apoio e na garantia da segurança das pessoas desta faixa etária.



Fafe, às 10:00 horas – Ação de sensibilização, em sala, para idosos e visitas a residências, porta-a-porta. Ponto de encontro na Escola de 1.º Ciclo, sito em Rua 13 de Maio, n.º 565, Regadas, Fafe. Para coordenação, contactar a capitão Sónia Machado – 964 935 784.
Guarda, às 10:00 horas – Visitas a residências, porta-a-porta. Ponto de encontro no Comando Territorial da Guarda, sito em Largo General Humberto Delgado, nº 20, 6301-856, Guarda. Para coordenação, contactar o capitão Cláudio Saraiva.
Cascais, às 14:00 horas – Ação de sensibilização na Associação de Idosos de Santa Iria e visitas a residências, porta-a-porta. Ponto de encontro na Associação, sita na Rua Júlio Dinis, 2755-237, Murches, Alcabideche. Para coordenação, contactar a tenente Inês Rabaça – 961 192 103.
Faro, às 10:00 horas – Visitas a residências, porta-a-porta. Ponto de encontro no Destacamento Territorial de Albufeira, sito em Estrada Vale de Pedras, 8201-861, Albufeira. Para coordenação, contactar o capitão Gilberto Valente – 961 193 085.

Partilhar