80 ANOS...PARABÉNS FUTEBOL CLUBE DE VIZELA

Notícias de Lousada

Comemoração de aniversário do Espaço AJE.

Arte Urbana vence Orçamento Participativo Jovem
Noites Acústicas começam com Ana Bacalhau


LouzaD'Art Urbana foi o projeto vencedor do OPJ

Comemorou-se no passado domingo, dia 6, o 14.º aniversário do Espaço AJE. Esta foi a data escolhida para entregar o prémio à proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem, que foi LouzaD'Art Urbana.

O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, enfatizou que “é de extrema importância o contributo da população mais jovem nas opções a seguir no concelho. O Orçamento Participativo Jovem faz cada vez mais sentido no concelho mais jovem de Portugal Continental”.

Ainda de acordo com o autarca “é gratificante verificar o aumento da participação dos Lousadenses no OPJ, não só nos projetos apresentados, bem como na votação. Apesar de haver projetos muito válidos, somente um deles pode ser implementado, conforme estipula o regulamento”.

Estiveram presentes os concorrentes desta edição o OPJ, mas também participantes em edições anteriores, o que para o Dr. Pedro Machado “é um bom indicador do caminho que estamos a seguir. Estão de parabéns os jovens que retiraram algum do seu tempo para pensarem e delinearem o que, na opinião deles, faz falta ao concelho”.


Arte Urbana vence Orçamento Participativo Jovem

“LouzaD'Art Urbana” é um projeto de Arte Urbana no Concelho que pretende “urbanizar artisticamente o concelho de Lousada através da criação de murais alusivos à história e tradição de todo o concelho, ou seja, a continuação do que se tem vindo a fazer no Lousada Visual Artes da Câmara Municipal de Lousada em parceria com as escolas, como por exemplo, a homenagem do Dr. Mário Fonseca e a “Costureira” inscrita numa das “torres” do bairro Dr. Abílio. Trata-se de um projeto que incentiva a Arte Urbana de superior qualidade e não o mero vandalismo. Quando se fala em todo o concelho, queremos com isto dizer que através destes murais pretendemos explorar e evidenciar toda a história e figuras emblemáticas de Lousada, murais estes situados nas múltiplas freguesias de Lousada”.

Os promotores deste projeto de Arte Urbana, cujo orçamento é de 30 mil euros, são Vítor Silva, Diogo Marques e Tiago Mendes

Para os três jovens a palavra de ordem passa por “uma juventude unida pelo amor a Lousada”.

Desde 2015 que o número de votantes tem aumentado. Nesta edição foram contabilizados 712 votos. O projeto vencedor teve 282 votos, em que os votantes foram, maioritariamente pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos.

Estiveram também em votação os projetos “Rádio em Lousada”, “Parque de Lazer e Restauro de Moinho em Nevogilde”, “LSD - Lousada Sem Desperdício”, Banco Sustentável "Wave Chair", “CineLou”, “Dança, um passo à frente” e “Plano de Esterilização Municipal”.




Noites Acústicas começam com Ana Bacalhau

O primeiro espetáculo nas Noites Acústicas de 2019 realiza-se no dia 19, sábado, e tem como protagonista a Ana Bacalhau, a solo.

O seu primeiro álbum a solo, intitulado "Nome Próprio" foi lançado no ano passado, com temas como “Leve como uma pena”, “Ciúme”, “Vida Nova”, “A Bacalhau” e “Só Eu”.

Ana Bacalhau integrou, inicialmente, os Deolinda com êxitos “Seja Agora”, “Fado Toninho”, “Que parva que eu sou”, “Fon-fon-fon”, “Seja Agora” entre muitas outras.

Paulo Gonzo atua no dia 23 de fevereiro. E em março, dia 30, sobem ao palco do Auditório Municipal os Capitão Fausto.

The Legendary Tigerman é a proposta para o dia 27 de abril, a que se segue os Átoa, no dia 25 de maio.

No último espetáculo das Noites Acústicas do próximo ano, agendado para dia 29 de junho, sobem ao palco os Dead Combo.

Os bilhetes para os três primeiros espetáculos encontram-se à venda e para os três últimos concertos vão ficar disponíveis a partir de 11 de março. O valor de cada ingresso é de 10€ e quem pretender pode adquirir no Auditório Municipal, tickeline.pt e lojas associadas.

De referir ainda que todos os espetáculos têm início marcado para as 21h30.