Notícias de Lousada

Várias notícias do concelho vizinho.


Assinatura de protocolo “Movimento Sénior”
Teve lugar no dia 21, segunda-feira, a assinatura do protocolo “Movimento Sénior”, que resulta da candidatura da Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN), no âmbito do Programa de Parcerias para o Impacto, integrado na iniciativa da Portugal Inovação Social.
O projeto “Movimento Sénior” foi reconhecido como uma Iniciativa de Empreendedorismo e Inovação Social (IIES), que lhe conferiu um cofinanciamento para o triénio 2019-2021.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, pelo Presidente da Direção da ASSN, pelas instituições ou associações responsáveis pelos Movimentos Seniores e pelos voluntários.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, começou por abordar a importância dos Movimentos Seniores para a população sénior do concelho e para as respetivas famílias. “Inicialmente foi necessário encontrar espaços onde as instituições pudessem desenvolver atividades, sendo uma forma de dar respostas simples para preencher parte do dia. O principal objetivo deste projeto passou, e passa ainda hoje, por dar qualidade de vida aos seniores” – enfatizou o autarca.
O Presidente da Câmara Municipal afirmou ainda que “a assinatura deste protocolo permite que Associação de Solidariedade Social de Nespereira passe a ter uma responsabilidade acrescida, mas que certamente vai melhorar os serviços prestados a esta faixa etária que merece o melhor”.
O Presidente da ASSN, Dr. Pedro Magalhães, referiu que “a instituição tem sido um parceiro ativo em diversos projetos de cariz social. Foi exatamente neste espírito que efetuamos a candidatura ao projeto “Movimento Sénior”, com a certeza de que este projeto vai trazer vantagens para todos os movimentos. O bem-estar dos seniores é, desde há muito tempo, uma preocupação contínua das IPSS do concelho, sendo também um exemplo de boas práticas para o concelho, para a região e para o país”.
O Dr. Pedro Magalhães destacou ainda que “este projeto consegue fazer algo extraordinário, um verdadeiro milagre na multiplicação da boa vontade, conjugando esforços de múltiplos agentes com destaque para a autarquia, das Instituições Particulares de Solidariedade Social, das Juntas de Freguesia, dos técnicos especializados, dos voluntários, do tecido económico, onde se incluem empresas e o comércio local, e das famílias”.

Promover o envelhecimento ativo
O projeto “Movimento Sénior” tem na sua base a promoção do envelhecimento ativo, desenvolvida a nível municipal, dirigida a pessoas com mais de 55 anos.
Assim, pretende-se com este projeto alterar a visão geral sobre os idosos como um subgrupo populacional vulnerável e dependente para uma visão de um segmento populacional ativo e atuante, através da melhoria da sua qualidade de vida e integração na sociedade.
Lousada tem vários Movimentos Seniores locais, a partir de um referencial de base, sendo os movimentos locais dinamizados por voluntários, recrutados, por norma, pelo Banco de Voluntariado de Lousada. Sustenta-se numa rede de parcerias com várias entidades, mobilizando recursos e competências técnicas diversificadas, de entidades de carácter público ou privado, com e sem fins lucrativos, de âmbito cultural, recreativo, social ou outro.
O projeto Movimento Sénior tem diversos objetivos, para além dos já elencados. O envolvimento ativo do idoso, através de atividades sociais, culturais, intelectuais, de ensino, de formação, de desenvolvimento social e pessoal, de convívio e de lazer promovendo a sua integração social, desenvolvimento interpessoal e efetivação como agente de mudança na comunidade é um deles. Mas também reforçar a informação, a participação, integração na sociedade e o exercício de cidadania da pessoa idosa no sentido do reforço da sua participação cívica e organização através de práticas diversificadas e incentivar a aprendizagem ao longo da vida, como vínculo do desenvolvimento e fruição pessoal e social.

Adote o seu animal de companhia
O Município, em parceria com a Associação LousadaAnimal, está a desenvolver campanhas de sensibilização para o respeito e a proteção dos animais.
Assim, a população é convidada a adotar um animal de companhia. Assim, quem pretende adotar um animal deve dirigir-se ao Centro de Recolha Oficial que se encontra aberto nos dias úteis, entre as 9h00 e as 12h00, em Boim (em frente às instalações do Ecocentro Municipal).
Como forma de incentivar a adoção de animais abandonados, o Município de Lousada oferece gratuitamente o boletim sanitário, a colocação de microchip e a aplicação de vacina anti rábica, bem como, a esterilização dos animais.
O Centro de Recolha Oficial de Lousada (CRO) é uma infraestrutura municipal renovada recentemente, no âmbito do Orçamento Participativo Municipal 2016, tendo como principal objetivo o acolhimento de animais errantes, com a possibilidade de adoção.

Casting para Bodypainting no Festival de Camélias
Estão abertas as candidaturas para quem pretender participar no casting do Bodypainting do Festival Internacional de Camélias.
As inscrições podem ser efetuadas até dia 31, quinta-feira, através do endereço de email turismo@cm-lousada.pt

Magia com Daniel Guedes no sábado
A magia está de volta ao Auditório Municipal com o espetáculo de Daniel Guedes, no próximo sábado, dia 2 de fevereiro, pelas 21h30.
Quimera 3600 é a designação da mais recente produção do mágico. De acordo com Daniel Guedes Quimera significa “coisa resultante da imaginação, fabulação, fantasia, ilusão” e, por isso, fica o convite para o público se deixar “levar pela sua imaginação e desfrutar dos 3600 segundos desta quimera”.
Os bilhetes, com um valor unitário de 5€, estão à venda no Auditório Municipal, ticketline.pt e lojas associadas.

Partilhar