Notícias várias de Lousada

Na Linha do Tempo no Santuário de Nossa Senhora Aparecida




Requalificação da Mata de Vilar começa este mês
A partir deste mês, a Mata de Vilar vai ser requalificada no sentido de melhorar as condições de visitação e de fruição turística e educativa.
O projeto de intervenção integrada, intitulado “VilarIntegra - Requalificação integrada da Mata de Vilar: da fruição turística à sustentabilidade”, prevê a vedação do perímetro da Mata e a instalação de um sistema de controlo de entradas, garantindo a visitação regrada e a segurança dos visitantes.
Está ainda prevista a construção de um Centro de Interpretação, equipado com um banco de sementes e um viveiro pedagógico, permitindo a interligação do serviço educativo com a investigação científica. A visita à Mata vai ser melhorada com a definição de percursos e áreas de lazer, instalação de sinalética, publicação de um guia de interpretação, e ainda pelo desenvolvimento de uma aplicação de realidade aumentada para telemóvel.
A beneficiação da natureza vai estar patente na reativação de uma antiga linha de água, na instalação de abrigos para a fauna e pela construção de um charco para a vida selvagem na antiga zona de exploração pedreira. VilarIntegra vai reforçar todos os aspetos únicos da Mata de Vilar, que lhe valeram a certificação internacional como Floresta de Alto Valor de Conservação.
A intervenção conta com o cofinanciamento do Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Sustentabilidade, e está orçamentada em cerca de 350 mil euros, com apoio de 80% dos custos elegíveis.



Liga Boccia Sénior de Lousada
Na próxima sexta-feira, dia 18, tem lugar mais uma etapa da Liga Boccia Sénior de Lousada. A atividade vai decorrer, a partir das 14h00, no Pavilhão Desportivo do Torno.
Participam na Liga Boccia Sénior os utentes de todos os Movimentos Seniores do concelho, que integram a 1.ª liga e a 2.ª liga, numa competição saudável e com a interação entre todos como principal objetivo.


Ana Bacalhau no sábado em Lousada
As Noites Acústicas vão ter início no próximo sábado, dia 19, com a atuação de Ana Bacalhau.
O seu primeiro álbum a solo, intitulado "Nome Próprio" foi lançado no ano passado, com temas como “Leve como uma pena”, “Ciúme”, “Vida Nova”, “A Bacalhau” e “Só Eu”.
Ana Bacalhau integrou, inicialmente, os Deolinda com êxitos “Seja Agora”, “Fado Toninho”, “Que parva que eu sou”, “Fon-fon-fon”, “Seja Agora” entre muitas outras.
O espetáculo tem início marcado para as 21h30, no Auditório Municipal.

Janeiras dos Movimentos Seniores
Na terça-feira, dia 22, o Auditório Municipal vai ser palco das Janeiras cantadas pelos Movimentos Seniores do Concelho.
A iniciativa está aberta a quem pretender assistir e tem início agendado para as 14h30.



Free Running Especial com Carla Machado no dia 23
Na quarta-feira, dia 23, tem lugar mais uma Free Running Especial que conta com a presença da atleta Carla Machado, que foi atleta do Sporting de Braga e do Sport Lisboa e Benfica. Atualmente representa a União Desportiva de Várzea.
Neste encontro, que tem início no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, a atividade tem início com uma conversa, pelas 18h45, e, após isso, o grupo faz uma corrida até à Pista de atletismo do Complexo Desportivo.
A carreira de Carla Machado conta com vários títulos, com destaque para o primeiro lugar no Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Veteranos em várias distâncias e Medalha de Bronze por equipas no Campeonato do Mundo de Corta-mato em Juniores. A atleta foi ainda Medalha de Bronze por equipas no campeonato do Mundo de Estrada, Campeã da Europa e do Mundo da Meia-Maratona Veteranos femininos F45 e Campeã da Europa de Maratona F45.


Alunos de Lousada recebem livros sobre Guarda-Rios
“O Senhor Ribeiro e o Guarda-Rios” é uma obra do escritor Pedro Seromenho, com ilustrações de Sebastião Peixoto, que foi entregue a mais de 100 alunos de Lousada.
A oferta desta obra a alunos o 3.º e 4.º ano de escolaridade surge de um projeto de sensibilização ambiental das Águas do Norte, fruto do programa “Valorização do Território – Proteção da Paisagem e dos Recursos - Ciclo Urbano da Água – Proteção da Água”.
Foram selecionadas as escolas de S. Miguel, Sousela, Boavista – Silvares e Casais, pelo facto de estarem envolvidos no projeto Lousada Guarda-Rios.
Lousada Guarda-Rios pretende envolver as comunidades locais e trabalhar em parceria, num programa de inspeção e monitorização do estado ecológico dos rios e ribeiras de Lousada, através da adoção de troços de rio ou ribeira e da participação em ações de limpeza e melhoria ambiental, como seja a remoção de plantas invasoras ou infestantes e a plantação de árvores.
Os participantes serão convidados a formar patrulhas “Guarda-Rios” e vão receber formação sobre ecologia, boas práticas ambientais e voluntariado, tornando-se “embaixadores” do projeto e da boa conduta ambiental.
Este projeto faz mais sentido porque Lousada é um concelho beneficiado pela natureza e, para além dos dois rios principais, Sousa e Mezio, são vários os cursos de água de alto valor ecológico que serpenteiam por todo o território, irrigando a agricultura e promovendo espaços de lazer e de desenvolvimento social.

Na Linha do Tempo no Santuário de Nossa Senhora Aparecida
Nos dias 8 e 10 de janeiro realizou-se mais uma edição da atividade pedagógica “Na linha do tempo”, que teve como cenário o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, tendo contado com a participação de duas turmas do 3º ano do 1º ciclo, do Centro Escolar de Lustosa, num total de 50 alunos. Para as professoras Daniela Silva e Cristina Coelho, a escolha do santuário teve como objetivo mostrar aos alunos o local onde se realiza uma das mais conhecidas e concorridas romarias de Entre Douro-e-Minho.
A ação, desenvolvida pela Câmara Municipal, contemplou uma visita guiada às capelas de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora Aparecida, que conduziu à descoberta dos principais motivos que melhor caracterizam o estilo arquitetónico de cada templo e as curiosidades histórico-lendárias associadas ao local que tem no ano 1823 o começo da romaria e festividades em honra da Senhora Aparecida.

São Silvestre da Pequenada juntou mais de 150 participantes
No sábado passado, dia 12, teve lugar a Corrida São Silvestre da Pequenada. O evento esteve agendado para dezembro, mas devido às condições climáticas adversas foi adiado.
A iniciativa teve lugar junto às Piscinas Municipais, contando com muita diversão por parte de miúdos e graúdos.
Participaram nesta atividade mais de 150 crianças que frequentam os jardins de infância e as escolas do 1.º ciclo e pais.
A prova começou com o escalão especial Pais e Filhos, seguido da Prova Especial + multideficiências, Minis, Benjamins A e Benjamins B.
Esta atividade esteve inserida nos Mega Encontros Desportivos, que são promovidos pela Câmara Municipal ao longo do ano letivo em diversas modalidades e com o apoio de clubes e associações.


Partilhar