NOVA PRAÇA DE SANTO TIRSO DÁ PRIMAZIA A PEÕES

As obras na Praça General Humberto Delgado, junto ao Tribunal de Santo Tirso, já terminaram e o espaço está totalmente renovado e adequado aos novos desafios da cidade. O investimento rondou os 150 mil euros.


Inserida no Plano de Mobilidade Sustentável, a obra teve em conta questões fulcrais como a melhoria da segurança dos peões, a reorganização do tráfego e a melhoria da qualidade da via. O espaço pedonal criado no troço final da Avenida S. Rosendo permite a circulação de forma segura e o presidente da Camara, Joaquim Couto, acredita que a obra tornou “a zona mais moderna, mais aprazível, de forma a que as pessoas possam usufruir destes espaços”.



A par desta obra, a Câmara de Santo Tirso já fez, também, uma intervenção no espaço do antigo cinema, nomeadamente com a consolidação das paredes do edifício e a beneficiação dos prédios contíguos que estavam a ser afetados por infiltrações. Os taipais que, há cerca de uma década, vedavam o acesso ao interior do antigo cineteatro foram retirados e no seu lugar há agora passeios e espaço para a circulação de peões em segurança. O investimento rondou os 150 mil euros.



O Plano Municipal de Mobilidade Sustentável quer dotar o concelho de mais canais de circulação de pessoas e veículos de duas rodas, em detrimento do “espaço automóvel”, com benefícios claros para as condições ambientais. Para além disso, propõe-se a criar condições para o aumento da utilização de transportes coletivos urbanos, favorecendo a mobilidade da população, a economia urbana e a melhoria ambiental.

Partilhar