28 DE FEVEREIRO AS DATAS HISTÓRICAS

SEC. XII - Igreja Matriz de S. Miguel - Esta igreja, está localizada na freguesia de S. Miguel, na área da cidade. A sua construção foi concluída no século XIII. Foi a sucessora da existente no século I dado que a paróquia é das mais antigas do arcebispado de Braga. A “ecclesiase Sancti Michaelis in Oculis Calidarium” fez-se representar no primeiro Concilio realizado no Lugo, em Espanha, no ano de 607.

1905 - O Abade de Tagilde, Padre João Gomes de Oliveira Guimarães, assume a presidência da Câmara Municipal de Guimarães depois de entre 1902 e 1904 ter sido vereador. O Abade de Tagilde manteve-se durante cinco anos na presidência da Câmara até à instauração da República, em 5 de Outubro de 1910.

1952 - A Santa Casa da Misericórdia de Guimarães entrega à Santa Casa da Misericórdia de Vizela a gestão do Hospital de Vizela ao fim de muitos anos de luta dos vizelenses por este património doado por Francisco Guimarães e que a Misericórdia de Guimarães dizia pertencer-lhe. O hospital foi inaugurado em 1912.


1969 - Um forte sismo abala o País e chega a Espanha e Marrocos. Mata sete pessoas em Portual e destrói habitações. Em Vizela os populares fugiram de casa para a rua em trajes menores, nomeadamente para a Praça da República, alguns de terço na mão a rezar.




NESTA DATA NASCEU

 
- José Antunes, empresário e Presidente do Grupo Desportivo da Fundação Jorge Antunes-Vizela.

NESTA DATA FALECEU
2008 - Gabriel Martins de Sousa
2013 - Fátima Cristina Pinto Marques (Infias)

2019 - Joaquim Ferreira Pedrosa (Santo Estêvão)

NACIONAL & INTERNACIONAL


Partilhar