Coligação e Movimento em sessão de esclarecimento

Momento político decorre no salão da Casa do Povo de Vizela. A desagregação das Freguesias de Tagilde e S. Paio e a continuidade da união das duas Freguesias da cidade na ordem de trabalhos.

VICTOR HUGO SALGADO (Presidente da Câmara): "Temos aqui uma coligação MVS/VPT a funcionar. Não concordamos com a reorganização das Freguesias no passado. Temos de valorizar as freguesias. Queremos tomar uma posição responsável e legítima.
Esta decisão que tomamos (desagregar Tagilde e S. Paio e apoiar a continuidade da uniao das Freguesias de S. Miguel e S. João) não tem a ver com o trabalho dis executivos destas duas uniões de Freguesias pois os senhores presidentes Mário José Oliveira e António Ferreira têm feito um trabalhi excelente.
A nossa posição não é eleitoralista. A junção de S. Paio e Tagilde foi um erro cobarde que queremos ver corrigido com coragem e frontalidade.
Como vamos tratar isto?  Vamos lutar para que isti aconteça, faremos uma proposta para ser discutida nas assembleias de Freguesias, reunião da Câmara e Assembleia Municipal. Depois remeteremos ao Governo.

JORGE PEDROSA (PSD): "Em 2013 o novo mapa das Freguesias foi feito de régua e esquadro e em cima do joelho. Houve coisas boas mas outras muito más. A situação de Tagilde /S. Paio,  freguesias do meio rural e com identudades distintas, é diferente do caso das juntas da cidade. A minha coligação é a favor da desagregação de Tagilde /S. Paio desde a primeira hora".

MÁRIO JOSÉ OLIVEIRA (Presidente de S. Miguel e S. João) "Devemos manter unidas as duas freguesias da cidade. Se voltarmos atrás Vizela será prejudicada. Temos feito um trabalho que agrada porque o rendimento nas obras é melhor".
ANTÓNIO FERREIRA (Presidente de Tagilde/S. Paio): Assumimos que a melhor solução é a separação das Freguesias a que presido pois sabemos que essa é a vontade das populações. Tagilde e S. Paio têm identidade própria".


JOSÉ ABREU (CDS): "Tagilde e S. Paio tem vida e história própria sou a favor da sua desagregação mas as juntas da cidade devem continuar unidas. Esta é a nossa opinião unânime mas a vossa opinião também conta".

FERNANDO CARVALHO (MVS): "Sou a favor da desagregação (separação) das Freguesias de S. Paio e de Tagilde mas a favor de que S. João das Caldas e S. Miguel das Caldas continuem agregadas.

Partilhar