26 DE ABRIL AS DATAS DA HISTÓRIA

1919 - Armindo Ribeiro de Faria (falecido em 1924) é eleito Senador da República Portuguesa.


1862 — Reuniram, em casa do Visconde de Santa Luzia, os accionistas da Companhia da Fundição de Vizela, para darem princípio à sua organização.


1893 — Por proposta do vereador José Miguel da Costa Guimarães, foi resolvido pela Câmara que se mande, não só proceder à conclusão da planta da cidade, incluindo-se na já existente as alterações que sobreviveram, mas também ao levantamento das plantas das povoações de Vizela, S. Torcato e Campelos, para ser organizado um plano metódico dos melhoramentos a realizar; e também foi aprovada a proposta do presidente, dr. António Coelho da Mota Prego, criando um prémio anual de 30$000 reis para ser dado ao estudante mais distinto que nesta cidade fizer exame de admissão aos liceus.

 1919 - Armindo Ribeiro de Faria (f.1924) é eleito Senador da República. Mandou construir o Castelo da Ponte para edifício da Câmara Municipal de Vizela. Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vizela.

1974 – Organizam-se manifestações de júbilo na vila de Vizela em honra da Revolução dos Cravos, o 25 de Abril.

1989 - O Vizela é eliminado pelo Sporting em Alvalade por 4-1 (golo do Vizela foi marcado por Ricardo Oliveira que seria transferido para o FC Porto onde foi campeão nacional) em partida referente aos quartos-de-final da Taça de Portugal. As oito equipas em prova eram Benfica, Sporting, Belenenses, Marco, Espinho, Chaves, Braga e Vizela. O Belenenses ganhou a Taça ao derrotar na final do Benfica. Antes, os vizelenses eliminaram Beira Mar (2-1), Santiago (6-0) e Farense (1-0).


2016 - Miguel Cunha é reconduzido para um quarto mandato como presidente do Clube Turístico e Desportivo de Vizela.


2019 - A Câmara Municipal de Vizela entrega mais 63 cheques-bebé, no valor de 1000 euros a jovesn pais no âmbito do Regulamento Municipal de Incentivo à Natalidade. A cerimónia teve lugar na Praça do Município.


2019 - Realiza-se a Gala de Desporto da Câmara Municipal de Vizela com os seguintes premiados: Atleta juvenil, Tiago Alves (AMAS Vizela); Fomento jovem, Futebol Clube de Vizela; Revelação
Nuno Pinto (KTF Vizela); Equipa juvenil, Juvenis do Desportivo Jorge Antunes (futsal); Atleta Sénior, Sérgio Oliveira (Corrida de Cavalo com atrelado); Equipa sénior, Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos; Evento Desportivo, Concentração Motard de Vizela; Mérito Desportivo
KTF Vizela; Treinador, Tozé Femandes (Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos); Prémio Carreira  Armindo Costa (Clube de Minigolfe do Porto); Dirigente, Joaquim Mendes (Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos); Associação Desportiva, CCR de Montesinhos .

José Videira (na foto), com 102 anos, recebeu o prémio reconhecimento desportivo. Foi jogador da equipa que antecedeu o nascimento do Futebol Clube de Vizela, o Atlético Vizelense.

NESTA DATA NASCEU...
1981 - Gabriel, ex-jogador de futsal da Fundação Jorge Antunes.

1999 - Hugo Silva, guarda-redes do FC Vizela.

FALECEU NESTA DATA

2014 - Joaquim de Freitas Ribeiro (S. Miguel)
2011 - Carolina Ribeiro de Castro


2014 - Joaquim de Freitas Ribeiro (S. Miguel)

Partilhar