Conjunto de iniciativas para assinalar centenário da morte do Conde de Margaride

“Sistemas de representação e instituições políticas em Portugal na história contemporânea” é o tema da conferência agendada para este sábado, 27 de abril.



No primeiro centenário da morte de Luís Cardoso Martins da Costa Macedo, 1º Visconde e 1.º Conde de Margaride (08 de janeiro de 1836 – 30 de julho de 1919), a Câmara Municipal de Guimarães/Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a Sociedade Martins Sarmento, o Paço dos Duques de Bragança e a Oficina/Casa da Memória evocam o ilustre Vimaranense, através de um conjunto de iniciativas que visam destacar algumas facetas da sua vida e obra.


Este sábado, 27 de abril, a partir das 15h30, está previsto a realização de conferências na Sociedade Martins Sarmento sob o tema “Sistemas de representação e instituições políticas em Portugal na história contemporânea”. O professor Pedro Tavares de Almeida fará uma exposição sobre “As reformas eleitorais no Portugal Liberal: uma resenha crítica e comparativa” enquanto José Ribeiro e Castro apresentará “A Reforma Eleitoral: uma necessidade de hoje”, com moderação de Wladimir Brito.


A partir do dia 02 de maio, no percurso da exposição permanente do Paço dos Duques será possível apreciar peças de vestuário relacionadas com os Condes de Margaride e os seus servidores. Trata-se de uma pequena mostra do acervo oferecido pela família dos Condes de Margaride ao Paço dos Duques de Bragança.


No dia 30 de julho, o dia do centenário da morte do Conde de Margaride, será inaugurada a exposição “O Conde Margaride na Sociedade Martins Sarmento”, destacando o importante papel que desempenhou nesta instituição. No mesmo dia, a Casa da Memória de Guimarães propõe a “Cartografia de um retrato” com uma visita aos lugares do Conde de Margaride na cidade.


No dia 13 de julho realizar-se-á uma “Visita Guiada” à Casa do Carmo, habitação dos Conde de Margaride. A inscrição dos interessados nesta iniciativa deverá ser feita para o e.mail: pduques.se@culturanorte.gov.pt .


O programa terminará com a apresentação e disponibilização online do arquivo Conde Margaride – Casa do Carmo, numa sessão agendada para 15 de novembro, às 18h00, no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. Esta sessão sob o tema “Conde de Margaride. Das origens ao pariato: trajetória de um político local de dimensão nacional”, por Francisco Brito e Rui Faria.

Partilhar