29 DE MAIO AS DATAS DA HISTÓRIA

1918 - Morre na rua que adoptaria o seu nome, o Dr. Abílio Costa Torres.
Nasceu em 1846, formou-se em Medicina pela universidade de Coimbra, tendo sido o primeiro director do estabelecimento termal de Vizela, devido naturalmente à sua especialidade de hidrologista. A Companhia de Banhos conferiu-lhe poderes para superintender nos trabalhos de reformulação da captação e encanamento das águas termais da Lameira. Convenceu a Companhia de Banhos a criar o belíssimo Parque das Termas, cuja implantação foi dirigida pelo notável horticultor portuense, José Marques Loureiro, e que Vizela ainda pode desfrutar.

O seu gosto pelas corridas de touros e de cavalos, e até de garranos, bem como os torneios de "cannotage", torneios de ténis, passeios turísticos, etc., passaram a animar as épocas termais e atraíram muita gente a Vizela.
O seu nome aparece entre os promotores da criação da Filarmónica Vizelense, e da Associação dos Bombeiros Voluntários de Vizela, a cuja primeira direcção presidiu. Foi membro também da comissão que escolheu o terreno para o Hospital de Vizela.
Muitos anos antes de morrer, em 1918, já a rua onde morava tinha o nome de "Dr. Abílio Torres", consagração merecida do Homem, e do Médico, que honrou a medicina em Portugal e no Estrangeiro e elevou bem alto o nome da terra vizelense (revelou a historiadora Maria José Pacheco).

1991 - Assembleia-geral do Futebol Clube de Vizela eleva à categoria de "Sócio Honorário", Alberto Sousa Maria.

2010 - Armindo Oliveira é reconduzido no cargo do Centro Cultural e Recreativo de Montesinhos-Vizela.

FALECEU NESTA DATA
2010 - Margarida de Abreu (S. Miguel)
2009 - Agostinho Gomes (S. João)



Feriados e eventos cíclicos
Dia do Estatístico.
Dia do Geógrafo.
Dia Mundial da Energia.
Dia do Sociólogo


Partilhar