8 DE JULHO AS DATAS DA HISTÓRIA


Postal de Júlio César Ferreira

1777 – Inicia-se a construção da Igreja (Velha ou Matriz) de S. Miguel das Caldas.

1865 - A Câmara Municipal de Guimarães, poucos anos antes da formação dos bombeiros de Vizela, envia para Vizela uma bomba de água para combater incêndios.

1884 - Camilo Castelo Branco, bastante doente, escreve ao seu amigo Eduardo da Costa Santos: «É-me impossível sair daqui. Não tenho forças. Tive aqui hoje uma sege todo o dia à espera de um raio de animação para ir a VIZELA, para onde já mandei criado e cavalo. Não pude levantar-me de uma cadeira depois que me vesti para sair. Não tento mais. Resigno-me a morrer sem tratamento de espécie alguma. Não me livro de uma paralisia nas pernas...».

1906 – Fica concluída a construção da Igreja de S. João das Caldas cujas obras se iniciaram em 1904.

1923 - Oficializado em 11 de setembro de 1925, o Sport Club de Vizela equipa vizelense já existia em 1923, jogando com o Vitória de Guimarães no dia 08 de julho de 1923. As coisas não correram muito bem entre os adeptos do Vitória e os jogadores vizelense. Fatos condenados pela imprensa da época e pela direção do Vitória., que, sem culpa alguma do que se passou, fez um pedido de desculpas dirigido aos jogadores vizelense.

1965 - Uma comissão de vizelenses reúne-se no Café Casino Peninsular, na rua Dr. Abílio Torres em Vizela para falar sobre a restauração do concelho e dá corpo à formação do Movimento para a Restauração do Concelho de Vizela (MRCV). O grupo foi formado por Manuel Campelos, Américo Oswaldo e Fernando Batista da Rocha.

2009 - Daniel Ramos, ex-treinador do Gondomar, assina contrato com o FC Vizela para a época 2009/2010.

2009 - Miguel Lopes anuncia a sua candidatura à presidência da Câmara de Vizela pela Coligação PSD/CDS.

2011 - Sócios do FC Vizela aprovam venda da sede do Clube para suprimir salários em atraso a funcionários e jogadores. Imóvel foi vendido por 110 mil euros, correspondente a 1/3 do seu valor estando o restante hipotecado ao BPI.

2016 - Baltazar Oliveira assume a presidência do Rotary Clube de Vizela substituindo no cargo Maria Resgate.

2017 - FC Vizela presta homenagem à equipa campeã da III Divisão em 1966-1967 e entrega emblemas de ouro a 48 associados e emblemas de diamante (75 anos de sócios) ao sócio nº1 Guilherme Teixeira e Alexandre Sousa.

2017 - Grupo de Reis da Casa do Povo lança livro de memórias.

2019 - Dora Gaspar, presidente do PS de Vizela e vereador da oposição na CMV, integra lista distrital de Braga de candidatos a deputados nas eleições legislativas de Outubro.

NASCEU NESTA DATA
- João Vaz, Presidente da Comissão de Festas de Vizela de 2011 a 2019.
- Nelson Silva, treinador do CCD de Santa Eulália.
- Angelo Vaz, poeta vizelense a residir em Vila do Conde.

FALECEU NESTA DATA
2010 - Maria de Fátima da Cunha Dias (Moreira de Cónegos)
2012 - José Luís Pinto da Fonseca - Regilde

Partilhar