29 DE SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA

1977 - O Paço de Gominhães, em S. João das Caldas próximo à Quinta de Agrelos, é classificado de Imóvel de Interesse Público

1934 - O BOLINHOL PRIMOR  é representado na 1ª Exposição Colonial Portuguesa que decorreu no Palácio das Colónias. O Pão de Ló Primor, tinha casa na Praça da República, uma filial em frente ao Parque das Termas, um salão de chã que era dirigido pela D. Cândida, mãe da D. Maria Alcina. Nesta casa trabalhou a D. Serafina Ferreira que viria depois a abrir a Pastelaria Fina.

de Vizela Exposição comercial no Porto em 29 de Setembro de 1934,também era uma casa que fica na história do BOLINHOL, embora já desaparecida


1977 - O Paço de Gominhães, em S. João das Caldas próximo à Quinta de Agrelos, é classificado de Imóvel de Interesse Público através do Decreto n.º129/77, Decreto-Regulamentar n.º226, de 29 de Setembro de 1977. É uma interessante moradia de raiz medieval e com antepassados que se notabilizaram na História Pátria.
Edifício de planta composta, em U, com torre num dos topos, e tendo dois pisos.
Esta casa foi oferta do rei D. Dinis a um dos seus homens, que integrou a comitiva, que foi buscar a Rainha Isabel (Rainha Santa Isabel) a Aragão.

1999 - O Fafe elimina o FC Vizela da Taça de Portugal 1999/2000 à passagem da quainta eliminatória, depois dos vizelenses terem afastado o Guarda (3-1).

2004 - FC Vizela eliminado da Taça de Portugal 2004/2005 na Trofa onde perde por 2-1.

2013 - Dinis Costa é reeleito presidente da Câmara Municipal de Vizela depois da vitória por maioria absoluta do Partido Socialista. Fernando Carvalho, também do PS, é eleito presidente da Assembleia Municipal e nas juntas de freguesias (com novo figurino) vencem Paula Lima-PS (Tagilde-S.Paio), Mário José Oliveira-PS (S.João-S.Miguel), Francisco Correia-PSD/CDS (Infias), Carlos Magalhães-PSD/CDS (Santo Adrião) e Manuel Pedrosa-PS (Santa Eulália).

2017 - Último dia da campanha eleitoral para as Autárquicas 2017 em que concorreram cinco candidatos à Câmara Municipal de Vizela: Victor Hugo Salgado (Independentes), Jorge Pedrosa (PSD/CDS), Ilídio Costa (PS), António Veiga (CDU) e Marco Almeida (BE).

2018 - Inicia-se o Vizela Motor Festival com diversas provas numa organização da Câmara Municipal de Vizela e do Motor Clube de Guimarães. Participam cerca de três dezenas de concorrentes entre a Quinta do Poço Quente, Monte da Garrafinha e Multiusos

2019 - Realiza-se no centro da cidade o Vizela Motor Festival com meia centena de automóveis.

2019 - O FC Vizela joga pela primeira vez com o Fontinhas dos Açores. Partida da 2ª Eliminatória da Taça de Portugal que vence por 6-1 em Vizela. Adeptos vizelenses aplaudiram o golo adversário marcado no final. 

NESTA DATA NASCEU
- Filomena Padrão, professora

FALECEU NESTA DATA
2019 -Joaquim Adélio Fernandes Saldanha (S. Miguel)

Partilhar