8 DE SETEMBRO AS DATAS DA HISTÓRIA


Século XIV -  Constitui-se o Concelho de Vizela por carta de foral do Rei D. Pedro I, mantendo-se as respectivas prerrogativas até ao ano de 1408.

1904 - O jornal Echos de Vizella chama a atenção à Câmara de Guimarães para resolver o problema do fétido Ribeiro de Passos e instalar mais fontes de água em Vizela por só existirem duas bicas, para duas freguesias, na Alameda Franco de Castelo Branco (hoje Praça da República).

1905 - O jornal Echos de Vizela lança o seu quarto número, Sai ao domingo com oito páginas,tem como diretor e proprietário F. Neves Pereira e redator Raúl Silva. A sede é na Rua Dr. Abílio Torres e cada exemplar custa 20 reis.


1905 - Hotel Sul Americano, Hotel Cruzeiro do Sul, Hotel Universal, Hotel Vizella e o Estabelecimento Balnear do Paulino recomendados na imprensa da época.



2018 - Vários fadistas vizelenses (Manuel Barateiro, José Dias, António Amaral, Gabriel Natário, Ana Maria, Maria João, Anselmo Peixoto) oferecem uma brilhante Noite de Fados na escadaria do Jardim Manuel Faria, espetáculo integrado na Festa da Francesinha.

FALECEU NESTA DATA
2013 - António Dias (S. Miguel)
2012 - Joaquim Ferreira - Moreira de Cónegos
2011 - Joaquim António Ribeiro de Oliveira
2014 - Bruno Filipe da Silva Lopes (S. Paio de Vizela)

NACIONAL E INTERNACIONAL

Partilhar