Guimarães desenvolve Projeto Hereditas em colaboração com Juntas de Freguesia

Base de dados do património cultural do concelho integra três grandes inventários: património construído, património natural e património imaterial.



A Câmara Municipal de Guimarães promoveu uma reunião com as Juntas de Freguesia do concelho no sentido de estabelecer pontos de colaboração diretos para o Projeto Hereditas. A reunião decorreu na passada quinta-feira, do salão nobre do Município, coordenada pelo vereador do Urbanismo, Fernando Seara de Sá.


“Este trabalho está a ser feito com a comunidade e deve ser a própria comunidade a defender e usufruir do próprio património. Nesse sentido contamos com a colaboração de todos, através do trabalho que está a ser desenvolvido pela equipa da Câmara Municipal”, referiu Fernando Seara de Sá.


O princípio ideológico subjacente ao projeto Hereditas | Atlas da Paisagem Cultural de Guimarães consiste na elaboração de uma base de dados do património cultural do concelho, entendido no seu sentido mais lato, integrando os três grandes inventários que se lhe consideram inerentes: o do património construído, o do património natural e o do património imaterial.


O objetivo do Hereditas não passa por constituir um mero registo para memória futura, mas uma infraestrutura alicerçante de salvaguarda patrimonial do concelho, da programação turística e cultural e da investigação e, ao mesmo tempo, veicular e promover a interação entre os vários departamentos da autarquia, através da partilha de informação e conhecimentos.



Pretende-se a constituição de ferramentas que, não só viabilizarão o traçado de rotas turísticas individualizadas e ajustadas aos interesses de cada um (sejam eles culturais ou de puro lazer, mais ou menos alargados no tempo e mais ou menos dispendiosos) como permitirão que os serviços municipais de Turismo e Cultura diversifiquem a sua oferta e divulgação e as possam trabalhar em função da sua aceitação, mas que, acima de tudo, contribuam para o aprofundar de conhecimentos, pelo interesse que determinados temas poderão suscitar aos diversos interessados.



Partilhar