Vilarinho já tem espaço do cidadão

O oitavo Espaço do Cidadão Município de Santo Tirso foi inaugurado, esta quarta-feira, na Junta de Freguesia de Vilarinho. Este é um investimento que vem ao encontro das políticas de descentralização e proximidade da Câmara Municipal.


“Iniciámos em 2015 com Espaços do Cidadão descentralizados como uma forma muito concreta de estarmos mais próximos dos munícipes, dando uma melhor e mais rápida resposta. Esta é uma medida que ganha aqui, em Vilarinho, importância acrescida por se tratar de uma freguesia limítrofe do concelho, mais afastada da sede do Município”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a inauguração.

O autarca salientou ainda que “para além dos serviços contemplados nos restantes Espaços do Cidadão, o de Vilarinho será o primeiro a disponibilizar alguns serviços prestados no Balcão Único da Câmara Municipal”.

A partir de hoje, para além dos serviços disponibilizados em todos os Espaços do Cidadão, em Vilarinho passa também a ser possível realizar as inscrições no programa Mimar, fazer alteração de dados dos alunos do 1º ciclo, requerer as vacinas do Programa Municipal de Vacinação Infantil ou ainda solicitar os serviços de recolha de “monstros domésticos” e resíduos verdes.

Também Jorge Faria, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho, mostrou-se satisfeito “com todo o empenho e colaboração da Câmara de Santo Tirso que tornou possível, a partir de agora, prestarmos mais e melhores serviços à população”.

Nos Espaços do Cidadão são disponibilizados mais de 170 serviços, sendo possível tratar de assuntos como renovação da carta de condução, solicitar nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do cartão do cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença, marcar consultas, entre muitos outros. Recentemente a renovação do Cartão do Cidadão também passou a ser possível nestes espaços.

No total dos oito Espaços do Cidadão do concelho, (localizados nas sedes das juntas de Água Longa, Areias/Sequeirô/Lama/Palmeira, Carreira/Refojos, S. Tomé de Negrelos, Vila Nova do Campo e ainda Loja do Cidadão de Santo Tirso e Centro Cultural Municipal de Vila das Aves), a Câmara de Santo Tirso investiu cerca de 61 mil euros. A freguesia de Monte Córdova irá receber, em janeiro, o nono Espaço do Cidadão.

Partilhar