Programa do Natal na cidade berço

Arruada com dezenas de figurantes na abertura do programa “Guimarães, Cidade Natal”


Espetáculo de som e luz na Árvore de Natal que se estendem à Alameda de São Dâmaso. Concentração no Largo dos Laranjais para o início da Arruada Natalícia.

Guimarães vive com especial fervor a época natalícia, através de um programa com atividades para crianças, animação nas ruas e uma marca cultural sempre presente. A abertura oficial do programa “Guimarães, Cidade Natal” está agendada para este sábado, às 17h00, com o início de uma Arruada Natalícia, animada por dezenas de figurantes, com as personagens integrantes de todos os espetáculos envolventes, grupos corais, filarmónica/orquestra, cuja concentração será no Largo dos Laranjais e segue em direção ao Largo do Toural.



Pelas 18h00 está previsto o espetáculo da Árvore de Natal e estende-se, ainda, ao espetáculo de som e luz na Alameda de São Dâmaso, numa das novidades para a edição deste ano.



A abertura do Mercado de Natal, no Jardim da Alameda, está agendada para as 18h30, com animação itinerante, seguindo-se um espetáculo musical, no Coreto do Jardim da Alameda. Às 21h30 realiza-se o primeiro Concerto de Natal, com a atuação da Orquestra do Norte, na Igreja de S. Francisco.

A Câmara Municipal convida a população de Guimarães à participação nestes eventos de Natal, no âmbito da afirmação do território através da sua marca cultural e patrimonial, reforçando a matriz identitária do país e para as nossas origens, na Cidade onde “Nasceu Portugal” num conceito de marca “Aqui Nasce o Natal”.

O programa de “Guimarães, Cidade Natal” prolonga-se até 5 de janeiro, com espetáculos diários e de interação com as crianças, através das peças "Debaixo do Azevinho", "Fábrica do Chocolate", "Marionetas do Circo", "Dom Azevinho", “O Pai Natal está cá” e ainda “O Natal dos Afonsos”.



Nas igrejas da Cidade, ao final da tarde e noite, estão programados concertos de Natal com a Orquestra do Norte (7 de dezembro, Igreja de S. Francisco, às 21h30), Orfeão de Guimarães (8 de dezembro, Igreja S. Sebastião, às 18h00), Grupo Coral de Pevidém e Chorus Anima Populi (15 de dezembro, Basílica de S. Pedro, às 18h00); Saint Dominic´s Gospel Choir (20 de dezembro, Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, às 21h30), Frozen in Time (21 de dezembro, Paço dos Duques, às 18h00)l, Grupo Coral de Azurém (21 de dezembro, Igreja de S. Francisco, às 21h30) e Portuguese Brass (22 de dezembro, Igreja de S. Domingos, às 18h00).



Entre os dias 13 e 14 de dezembro celebra-se o 18º aniversário da inscrição do Centro Histórico de Guimarães na Lista do Património Cultural da Unesco, com destaque para o concerto comemorativo pelo maestro António Victorino d’Almeida e a soprano Ana Maria Pinto, na Igreja dos Capuchos.





Partilhar