Abertas as inscrições para a XXIII Feira de Artesanato

Já se encontram abertas as inscrições para a edição de 2020 da Feira de Artesanato de Guimarães, que se irá realizar entre 24 de julho e 3 de agosto, no Jardim da Alameda de São Dâmaso.


Localizado no Centro Histórico de Guimarães, Património Mundial da UNESCO desde 2001, o histórico Jardim da Alameda de São Dâmaso, convertido em bosque urbano em 2012 - Capital Europeia da Cultura, oferece as condições ideais para a realização da Feira de Artesanato de Guimarães.

O percurso permite ao visitante um contacto direto com os modos de fazer específicos de cada uma das atividades, que vão materializando, pelo talento criativo dos artesãos, provenientes de várias zonas do país, os seus diversos objetos. As técnicas ancestrais, transmitidas de geração em geração ao longo de muitos séculos, constituem um património imaterial valioso que hoje é salvaguardado por pessoas que dedicam a sua vida a um trabalho alicerçado em memórias profundamente pessoais, avivadas pelo seu espírito inventivo constante.

Do interior para o gesto, o material transmuta-se em coisa útil ou de forma singular, pensado para usos no presente. Fruto de muito labor, no girar lento de uma roda de oleiro, na agulha ao correr das fibras, no som do bater de um tear, são artes que nos fazem parar para contemplar e para levar connosco.

A Feira de Artesanato de Guimarães anima, assim, a vivência do Jardim da Alameda que, no início de agosto, se torna ainda espaço para uma cidade em celebração no decorrer das afamadas Festas Gualterianas.


As inscrições para a participação na XXIII Feira de Artesanato de Guimarães deverão ser formalizadas até ao dia 5 de junho, em boletim próprio, acompanhadas de imagens do artesanato a expor, a dar entrada nos serviços d’A Oficina, via correio para ‘Centro Cultural Vila Flor, Av. D. Afonso Henriques, 701, Urgezes, 4810-431 Guimarães’, ou através do e-mail geral@aoficina.pt. O regulamento da Feira, bem como o boletim de inscrição, encontram-se disponíveis no site www.aoficina.pt.

Partilhar