COVID 19 atualização

12 MORTOS
- O número de casos de Covid-19 em Portugal subiu de 1020 para 1280, nas últimas 24 horas e há mais seis mortos, são agora 12 no total.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e o Sindicato de Jogadores vão criar uma comissão de acompanhamento no âmbito da pandemia de Covid-19, para “criar condições para a resolução da temporada 2019/20”, anunciou hoje o organismo.

21 DE MARÇO (12 horas)
Os dados constam do boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde, este sábado.
total de casos suspeitos, registados desde 1 de janeiro de 2020, é de 9854.
O total de casos não confirmados é de 7515 e aguardam resultado laboratorial 1059.
Os casos recuperados são cinco.
Ainda segundo o Boletim da DGS, há 13.155 contactos em vigilância pelas autoridades de saúde.
O Boletim da Direção-Geral da Saúde dá conta de 104 casos importados - Alemanha e Áustria (um), Andorra (dois), Bélgica (um), Brasil (quatro), Emirados Árabes Unidos (dois), Espanha (33), França (24), Itália (20), Índia (um), Irão (um), Países Baixos (três), Reino Unido (três), Suíça (nove).

PESCAS 
O Ministério do Mar tem acompanhado permanentemente a situação da pesca, em contacto com as associações do setor, tendo em vista planear e adotar medidas para minimizar os impactos económicos na pesca e na aquicultura decorrentes da situação epidemiológica do coronavírus – Covid-19.
Na área específica do Mar, foi assegurado o funcionamento das lotas e da primeira venda de pescado, através de um exigente plano de contingência posto em prática pela DOCAPESCA, garantindo o abastecimento de pescado aos portugueses.
Este plano inclui a adoção de medidas preventivas para a mitigação da contaminação, a suspensão de todas as visitas externas às lotas e portos de pesca, o condicionamento da entrada de compradores e armadores/pescadores no recinto da lota, a divulgação da informação preventiva do COVID-19 nos painéis eletrónicos e o reforço da limpeza nas áreas de acesso público.
No final desta primeira semana, considera-se adequado reduzir o número de leilões e adaptar o serviço público prestado à evolução das condições de atividade. Igualmente vai ser suspensa por 90 dias a cobrança da taxa de acostagem devida pelas embarcações de pesca.
Nas medidas de apoio económico ao setor, foi aprovada em Conselho de Ministro uma linha de crédito até 20 milhões de euros, a cinco anos, permitindo a contratação de empréstimos e a renegociação de eventuais dívidas, com o pagamento dos respetivos juros pelo Estado. Nas respostas de natureza social, foi igualmente acelerado o pagamento do Fundo de Compensação Salarial dos Profissionais da Pesca prevendo-se o pagamento no início do mês de abril de 508 candidaturas que envolvem 350 mil euros.
O Governo já desencadeou uma iniciativa junto da Comissão Europeia, no sentido da revisão do regulamento do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), para adaptação a esta situação excecional, defendendo medidas específicas destinadas à pesca e à aquicultura.
Está prevista para a próxima quarta-feira, uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros da Agricultura e Pesca com o Comissário Europeu, Virginijus Sinkevičius, para análise e tomada de decisões nesta matéria.
O Ministério do Mar reconhece que esta é uma situação inédita e está empenhado em fazer o que estiver ao seu alcance para pôr em marcha medidas que protejam a fileira do pescado neste contexto de pandemia..

PICO EM PORTUGAL A 14 DE ABRIL
A ministra da Saúde anunciou, este sábado, um novo modelo de assistência aos doentes com Covid-19 para reforçar a capacidade de tratamento no domicílio. E apontou o pico da pandemia para meados de abril.
O pico de casos de infeção com o vírus da covid-19 em Portugal deverá ser atingido em meados de abril, disse a ministra da Saúde, Marta Temido.

FARMÁCIAS
Os técnicos que fazem atendimento ao público nas farmácias devem receber formação apropriada, para estarem capacitados a informar adequadamente os utentes e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, de acordo com uma norma da Direção-Geral da Saúde.
A DGS e o Infarmed emitiram uma série de orientações para as farmácias comunitárias no âmbito da infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) para proteger funcionários e utentes e contribuir para impedir a propagação da doença.

DRAGÕES ADIAM ASSEMBLEIA
Na sequência do surto da nova estirpe de Coronavirus (COVID-19), e das medidas que o Governo tem vindo a adotar para prevenção e contenção da propagação epidémica, a Direção da Casa do Porto - Dragoes do Vale de Vizela determina que a Assembleia Geral Ordinária agendada para dia 22 de março de 2020, será adiada para data a definir oportunamente..

A SITUAÇÃO DA CHINA

A China não registou, pelo terceiro dia consecutivo, novas infeções locais elo novo coronavírus, embora o número de casos importados continue a aumentar, com 41 registos nas últimas 24 horas.
Segundo a Comissão de Saúde da China, até ao início do dia de hoje (16h00 de sexta-feira em Lisboa) foram registados um aumento dos casos importados, com 41 infeções, e sete mortes, todas na província de Hubei e seis na sua capital, Wuhan, o foco da pandemia.
O número de casos graves foi reduzido em 173, enquanto 590 pacientes tiveram alta dos hospitai. Há 36 novos casos suspeitos do vírus que ainda não estão confirmados.
O número total de casos confirmados em todo o país aumentou para 81.008 e o número de mortes para 3.255, enquanto 71.740 doentes tiveram alta desde o início do surto.

BREVES
- O regresso de milhares de pessoas a Macau, nos últimos dias, levou as autoridades a converterem seis hotéis em centros de quarentena.

- As autoridades iranianas confirmam mais 123 mortes por Covid-19, elevando para 1556 o número oficial de vítimas mortais do surto do novo coronavírus na República Islâmica.

- A Alemanha regista 16.662 casos do novo coronavírus no país, um aumento de 2.705 em relação ao dia anterior, revela o Instituto Robert Koch, responsável pela prevenção e controlo de doenças.

- O Presidente da Colômbia anunciou que o país entrará numa quarentena de 20 dias a partir de terça-feira, para controlar a propagação do novo coronavírus, que já causou 158 infeções.

- A ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutucuta, anunciou os dois primeiros casos positivos de infeção por coronavírus naquele país africano.

- As autoriadades de Singapura registaram a primeiras duas mortes por Covid-19, após ser o primeiro país do sudeste asiático a detetar os primeiros casos no início de janeiro e impor as medidas para o conter.


(fonte RTP, JN e DGS)

Partilhar