COVID últimas atualizações

Em Vizela as comemorações da elevação a concelho ficaram anuladas.

A população acatou o insistente apelo das entidades competentes e as ruas da Cidade estão despidas de pessoas. O mesmo acontece com o trânsito, muito raro.
Mas não deixa de haver pessoas a deslocarem-se para os seus postos de trabalho, ou a saírem à rua para fazerem compras de bens alimentares, irem à farmácia ou tão só darem uma corrida isolada na Marginal Ribeirinha.
As comemorações do concelho foram todas canceladas. Em lugar de um dia de festa, os vizelenses estiveram remetidos aos seus lares.

Todos os serviços públicos em Vizela estão encerrados, câmara, juntas de freguesia, etc. e ao nivel da restauração (restaurantes e cafés) encontram-se também encerrados.

19 DE MARÇO

TRÊS MORTES
O número de casos de Covid-19 em Portugal subiu de 642 para 785 casos esta quinta-feira. Há mais uma vítima mortal.

De acordo com o boletim da situação epidemiológica no país divulgado esta quinta-feira de manhã pela Direção-Geral da Saúde, o número de infetados com o novo coronavírus aumentou para 785 e há mais uma vítima mortal, na região centro.

O número de pessoas recuperadas não sofreu alterações, continua em três. Mais de 88% dos doentes (696) estão a recuperar em casa. Dada a percentagem de doentes que não precisa de internamento, a DGS admite mudar de estratégia e passar a fazer testes em massa, à semelhança do que acontece noutros países.

O aumento do número de casos, 143 em 24 horas, é inferior ao registado de terça para quarta-feira (um recorde de 198). De salientar que se mantêm os pacientes internados, 89, e nos cuidados intensivos, 20. Ao todo, 483 pessoas aguardam resultado laboratorial.

Quanto às áreas de residência, a maior parte dos doentes infetados (381) vive na região Norte, que registou mais 8 novos caos em 24 horas. Segue-se a Grande Lisboa com 278 casos, mais 43, face ao boletim anterior.

IDOSOS COM DUAS HORAS PARA COMPRAS
Os supermercados, e outras lojas alimentares, de medicamentos ou bancos, vão ter um horário específico para os mais velhos poderem fazer compras durante o período de emergência.

O Conselho de Ministros está reunido desde manhã para a debater as medidas que serão tomadas para restringir a circulação dos portugueses e deste modo travar a Covid-19 e as suas exceções. Mas há um documento de trabalho que já dá a entender o que poderemos ou não fazer nos próximos tempos.


18 de março


12H15 - O número de casos de Covid-19 em Portugal subiu de 448 para 642 casos esta quarta-feira. O aumento do número de doentes, em 194, é o maior registado até agora, tendo ultrapassado o de ontem. Continua a haver duas vítimas mortais.

EMPRESAS
Numa conferência de imprensa conjunta dos Ministérios das Finanças e da Economia, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou um conjunto de linhas de crédito com o objetivo de alavancar o crédito às empresas em 3.000 milhões de euros.

ESTADOS UNIDOS
O número de vítimas mortais nos EUA ultrapassou uma centena. É de 108, com mais de 6300 casos confirmados em todos os Estados.

Mais uma pessoa recuperada em Portugal
Trata-se de uma mulher de de 75 anos. Esta paciente foi um dos primeiros casos diagnosticados com o novo coronavírus em Portugal esteve em estado considerado grave. Os dois testes feitos nas últimas 72 horas deram negativo e por isso vai ter alta do Hospital de São João, no Porto, onde tem estado internada.

 CENTRO DE SAÚDE DE MOREIRA
O Centro de Saúde de Vizela recebeu os utentes da sua extensão de Moreira de Cónegos depois do encerramento daquela unidade de saúde onde foi detetado um caso de coronavirus covid 19.
Desta quarta feira e até domingo decorreriam as comemorações do 22º aniversário do concelho de Vizela com vasto programa, tendo as mesmas ficado anuladas.


Liga Portuguesa Contra a Sida com linha telefónica de apoio a doentes com VIH

A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) informa que, perante o cenário de evolução do COVID-19, em que se prevê um aumento do número de casos, disponibiliza e reforça o serviço de aconselhamento telefónico, de forma gratuita e acessível para todo o território nacional, num horário entre as 10h30 e 21h30, a pessoas com VIH e outras doenças infecciosas que possam ter questões relacionadas com o COVID-19.

Maria Eugénia Saraiva, Presidente da Liga Portuguesa Contra a Sida, explica que, “Decidimos apoiar todas as pessoas que vivem com a infecção por VIH e outras doenças infecciosas numa altura de elevada instabilidade para estes grupos de pessoas mais vulneráveis que podem ter mais questões relacionadas com o tema, tal como dificuldade em gerir o stress e ansiedade pela situação que se vive. Assim, para que tenham acesso a este apoio, importa ligar para o número 800 20 10 40. Quando percebermos que as dúvidas nos ultrapassam iremos direcionar para a linha de saúde 24.”




Segunda Vítima Mortal
António Vieira Monteiro (FOTO), presidente do Conselho de Administração do Santander em Portugal, morreu vítima de infeção pelo novo coronavírus, apurou o JN. O empresário estava internado no hospital Curry Cabral, em Lisboa, avançou o "Jornal Económico". Tinha 73 anos. A morte de António Vieira Monteiro é a segunda provocada por Covid-19 em Portugal. A primeira foi a de Mário Veríssimo, paciente de 80 anos, que estava internado no Hospital de Santa Maria em Lisboa e que sofria de vários problemas de saúde.


CHINA TEM VACINA?
Ministério da Defesa da China anunciou esta terça-feira que desenvolveu "com êxito" uma vacina contra o novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, e autorizou testes em humanos, embora não tenha indicado quando é que estes começam.
Em comunicado, o Ministério da Defesa informou que aprovou ensaios clínicos em humanos de uma vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Academia Militar de Ciências.

HÁ MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS
A APIFVET garante que, em Portugal, até ao momento não há informações sobre a rotura de medicamentos veterinários e adianta ainda que a Animal Health Europe (AHE), da qual é membro, está a monitorizar ativamente a situação do COVID-19 e os seus possíveis impactos na medicina veterinária. Além disso, a entidade europeia reforçou em nota deixada no seu site que “a Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) confirma que a propagação atual do COVID-19 é resultado da transmissão de humano para humano” e ainda que “a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) também confirmou que atualmente não há evidências de que os alimentos sejam uma provável fonte ou via de transmissão do vírus”.

BURLAS
Burlões já inventam campanhas de recolha de fundos para combater vírus, revela o JN.
Várias vítimas receberam mensagens a pedir dinheiro para a vacina
A pandemia de Covid-19 está a ser aproveitada para realizar ciberataques, com o objetivo de burlar internautas.
O alerta é feito pela Polícia Judiciária (PJ), que explica que os criminosos recorrem a falsas campanhas da Organização Mundial de Saúde de recolha de fundos ou a aplicações para telemóveis com informação em tempo real sobre o coronavírus para instalar programas informáticos maliciosos e aceder aos dados pessoais dos proprietários.

17 de março

OFERTAS
Vítor Magalhães, empresário de Moreira de Cónegos e presidente do Moreirense, comprou dez ventiladores para oferecer aos hospitais do país, confirmou O MINHO junto de fonte próxima do empresário. O empresário que detém vários grupos em diferentes pontos do país pretende assim ajudar o sistema de saúde a tentar evitar o maior número de baixas nesta batalha que ainda não tem fim à vista.

CIDADE DE OVAR FECHADA
Ovar já tem um perímetro montado, em torno de todo o território. O concelho está cercado, ninguém entra nem sai depois de detetados 30 casos do vírus.

APOIOS
O governo anunciou, esta quarta-feira, a criação de linhas de crédito de um total de três mil milhões de euros para setores da economia mais afetados pelo impacto da epidemia de Covid-19.
-----
CONTRIBUIÇÕES
O ministro das Finanças anunciou esta quarta-feira a flexibilização do pagamento de impostos para trabalhadores independentes e as empresas, adiantando que as contribuições para a Segurança Social serão reduzidas em um terço, no segundo trimestre do ano.

........
Governo antecipa impacto de 2 mil ME por mês 
com medidas de apoio à família e ao trabalho
As medidas de apoio às famílias e de manutenção de postos de trabalho, avançadas pelo Governo perante o desenvolvimento do novo coronavírus, vão ter um impacto de dois mil milhões de euros por mês, estimou a ministra do Trabalho.


AFB APOIO AOS CLUBES
FPF abre linha de crédito de apoio aos clubes não profissionais de futebol e futsal atingidos pelo impacto do Convid-19.
Em declarações ao fpf.pt, Fernando Gomes, Presidente da FPF, explicou o alcance da medida: "Estamos cientes das dificuldades financeiras e económicas que o Covid -19 já está a colocar aos clubes não profissionais e aqueles que apostam no futsal. Queremos com esta medida ser, ao mesmo tempo, céleres, eficazes e serenos na forma como apoiamos clubes que estão numa situação de grande fragilidade. Sabemos o papel fulcral que eles desempenham quer no desenvolvimento do futebol quer na formação de milhares e milhares de jovens e consideramos que esta decisão demonstra sentido de responsabilidade social e estatutária da FPF", disse.


A Comissão Permanente de Calendários da Liga 
reuniu-se na tarde desta segunda-feira, por videoconferência, para fazer um primeiro ponto de situação, após a suspensão dos Campeonatos Profissionais, que foi decretada na passada quinta-feira.
De acordo com o comunicado daquela Liga, ainda "não se mostra possível aferir de uma data expectável para o regresso das competições." Segundo o organismo liderado por Pedro Proença, será dada "continuação do permanente acompanhamento da evolução da situação do País, e escrupuloso cumprimento com todas as diretrizes definidas pelo Governo e pelas autoridades de saúde." Ao mesmo tempo, a Liga Portugal reforçou "a recomendação a todas as equipas da suspensão dos treinos em grupo, assim como da promoção de uma conduta de contenção social de todos os agentes desportivos."
A Liga pretende "aguardar pelas conclusões da reunião de amanhã com a UEFA, onde a Liga Portugal estará representada, e que poderá trazer desenvolvimentos sobre cenários futuros das competições."

Partilhar