Há quatro infetados no concelho de Vizela?

A Câmara Municipal de Vizela emitiu uma nota dando conta que existem pelo menos 4 infetados neste concelho. Autarquia diz não estar a receber informações de quem de direito.

A Câmara Municipal de Vizela descobriu a existência de pelo menos 4 pessoas infetadas no concelho de Vizela, sem ter sido informada pelas autoridades oficiais, em particular, as estruturas de saúde locais.

A Câmara Municipal de Vizela é o responsável máximo da proteção civil no Concelho, tendo, entre outras, as funções que se seguem.

Prevenir na área do Município os riscos coletivos de acidentes graves, ou catástrofes, deles resultantes, atenuando na área do Município os riscos coletivos e limitando os seus efeitos;

Apoiar a reposição da normalidade da vida das pessoas nas áreas do Município, afetadas por acidente grave, catástrofe, ou calamidade.

Face ao exposto, a execução destas funções nunca poderá ser feita da melhor forma, se cada município não tiver, no mínimo, conhecimento oficial e atualizado do número de infetados da sua área de intervenção e o número de pessoas em vigilância ativa.

Assim sendo, e tendo em consideração que esta é uma realidade em muitos dos municípios desta região, e atendendo que hoje se realiza uma Reunião da Comissão Distrital da Proteção Civil de Braga, a Câmara Municipal de Vizela apresentará um voto de protesto sobre esta matéria, atendendo que os eleitos locais estão a ser vedados da capacidade de exercer as suas funções da melhor forma.

Mais informa a CMV que a manter-se esta situação irá responsabilizar as entidades de saúde desta região por toda e qualquer catástrofe acontecida no Concelho de Vizela, face à falta de articulação entre as entidades competentes.

KIT
Câmara Municipal, ao longo dos últimos dias, tem efetuado diligências no sentido da preparação de um kit para ser entregue às IPSS do Concelho, de onde cumpre destacar a Santa casa da Misericórdia de Vizela, o Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, o Centro Social e Paroquial de S. Miguel e a AIREV, e ainda às Unidades de Saúde Familiar do Centro de Saúde de Vizela, aos Bombeiros Voluntários de Vizela e às juntas de freguesia.

Importa ainda acrescentar que este kit será distribuído ao longo desta semana, contando com o contributo de vários empresários do nosso Concelho e da nossa região.


Partilhar