Por que não aparece VIZELA no relatório de infetados da DGS?

Foram vários os leitores que nos interrogaram e usaram das redes sociais para compararem o gráfico da Direção Geral de Saúde e a notícia avançada pela Câmara
de Vizela que informou da existência de pelo menos 4 (quatro) infetados no concelho de Vizela com o novo coronavírus covid 19.
O ddV ouviu hoje um especialista ligado à área da Saúde que confirmou a existência de infetados em Vizela e que tinha a certeza de pelo menos dois casos mas que não punha em dúvida a informação municipal avançada de quatro ou até mais.
"As pessoas têm de levar as recomendações a sério, Isto é um caso sério" - disse.

ACES
Os casos de Vizela estão reportados no número de doentes do
Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave que surgem no gráfico como GUIMARÃES.
As informações são prestadas à DGS pelo Delegado de Saúde de Guimarães.
Ou seja, os infetados de Vizela surgem na lista dos de Guimarães-ACeS, que ontem apresentava 15 doentes (e um falecido, um idoso da freguesia de Abação do concelho de Guimarães).

Como se pode ver no gráfico, há outras localidades e áreas de saúde e concelhos como Mondim de Basto, Fafe e Cabeceiras de Basto abrangidas pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Ave que não surgem isolamente na lista.
Os casos detetados ou não (?) desses concelhos, são/foram, tal como os de Vizela, reportados para a coluna de GUIMARÃES.
Os jornalistas confrontaram em conferência de imprensa o Presidente da República sobre os números que têm sido avançados pela DGS e o que se supõe serem realidades diferentes e Marcelo respondeu que fazia fé nos números avançados mas há muita gente que continua a duvidar porquanto acham que os casos são muito mais.

O agente de saúde ouvido pelo ddV recomenda para que todos cumpram as regras determinadas pela Direção Geral de Saúde.

Partilhar