Portugal com 928 vítimas mortais

163 novos casos de Covid-19 em Portugal. Morreram mais 25 pessoas. O número de casos de Covid-19 em Portugal subiu para 24027 nas últimas 24 horas. Há ainda 928 vítimas mortais, um aumento de 25 óbitos em relação aos dados divulgados ontem.


SE FOR NECESSÁRIO DAMOS UM PASSO ATRÁS

António Costa está de visita a indústrias da região do Grande Porto, para assinalar o regresso progressivo ao trabalho em Portugal, depois de mais de um mês de confinamento, para controlar a disseminação da Covid-19.

O primeiro-ministro mostrou-se confiante na decisão de terminar o estado de emergência no início de maio, mas lembrou: "Se as coisas correrem mal, temos de dar um passo atrás".

Costa sublinhou que a normalidade só será possível quando houver uma vacina para a Covid-19 e que será necessário adotar medidas de distanciamento social durante muito tempo. Reconheceu ainda que o risco de contágio vai aumentar à medida que a população começar a sair mais de casa, sendo preciso manter esse risco sob controlo, de forma a evitar a rutura do Serviço Nacional de Saúde.

Durante um apelo à auto-disciplina dos portugueses, em quem depositou parte da responsabilidade de controlar os riscos entre os mais próximos, o primeiro-ministro deixou um alerta: "Ninguém pense que se for necessário não daremos um passo atrás".

Partilhar