A USF PHYSIS de Vizela e o Estado de Calamidade

Informação sobre o funcionamento da USF PHYSIS no estado de calamidade. Comunicação do Coordenador Dr. Armando Guimarães.



O estado de emergência foi substituído pelo estado de calamidade no dia 2 de maio.
Entre as mudanças introduzidas, inclui-se uma retoma progressiva das consultas programadas, que estiveram canceladas durante o estado de emergência, tanto no setor hospitalar como nos cuidados de saúde primários.
Médico Armando Guimarães

Neste contexto, compete-me informar os utentes da USF Physis sobre o modo de funcionamento nos próximos meses (salvo modificações decorrentes da evolução da pandemia de Covid-19):
· Todas as consultas anteriormente programadas continuam canceladas, exceto as consultas de Saúde Materna e Saúde Infantil, que devem comparecer na USF à hora marcada, podendo os utentes, no entanto, serem contactados para alterar a hora da consulta.
Os utentes com consultas de Saúde Infantil ou Saúde materna devem ignorar a mensagem que recebem a cancelar a consulta. Esta mensagem é enviada sistematicamente a todos os utentes pela ACSS.
· Os utentes dos grupos de risco (pessoas com diabetes, hipertensão, doença renal crónica, doença respiratória crónica, doenças múltiplas) serão contactados telefonicamente pelo médico de família ou enfermeiro de família, sendo sempre preferível optar por consulta não presencial nos próximos meses.

A USF vai tentar desenvolver rapidamente a teleconsulta.
Os utentes que tenham exames prescritos para fazer, devem fazê-los quando possível, e enviar os resultados por email para usf.physis@arsnorte.min-saude.pt.
Caso tenham dados de tensão arterial, peso ou controlo da diabetes recentes, devem também comunicá-los. Serão posteriormente contactados pelo MF.

· Os pedidos de renovação de prescrição de medicamentos e de prorrogação de baixa devem também ser enviados por email (ou pelo portal do SNS no caso dos medicamentos).
· Os utentes que necessitem de consulta por qualquer motivo, não devem nunca deslocar-se à USF sem contacto telefónico prévio.
Os números de telefone dos profissionais da USF Physis estão publicitados na página do Facebook da USF Physis e à entrada do Centro de Saúde.
Serão orientados pelo médico de família (ou enfermeiro de família) para consulta aberta na USF, isolamento em casa com vigilância telefónica e prescrição de teste SARS-CoV-2, consulta na área dedicada à Covid-19 no Centro de Saúde da Amorosa, serviço de urgência do hospital de Guimarães, consulta não presencial ou consulta presencial não urgente, quando não for possível a consulta sem presença.

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DA DGS:
· Fique em casa, exceto para trabalhar, aquisição de bens e serviços, motivos de saúde, prática de desporto ao ar livre não em grupo, pequenos passeios, etc.
· Mantenha o distanciamento social sempre que possível, nomeadamente uma distância de 2 metros entre pessoas. Evite ajuntamentos de pessoas.
· Use máscara, sobretudo em locais fechados, nos quais esta é obrigatória.
· As viseiras não substituem a máscara, servem apenas para proteger os olhos
· O uso de luvas não é recomendado. Embora o possa proteger a si (na condição de não tocar com as luvas na cara e de lavar as mãos depois de tirar as luvas e depositá-las no lixo), aumenta o risco de contaminar as superfícies e objetos que toca.
· Lave ou desinfete as mãos frequentemente, e após tocar em qualquer objeto que possa estar contaminado. Não toque na cara com as mãos não lavadas.
· Desinfete frequentemente as superfícies e objetos em que toca (com lixívia – 1 tampa de 20 ml para 1 l de água – ou álcool.

Proteja-se e proteja os que o rodeiam.
O coordenador da USF Physis,

Armando Guimarães

Partilhar