Câmara de Lousada não quer reabertura das aulas

O nosso colega jornal TVS titula que o caso é preocupante em Lousada com o número de infetados com a covid-19 a aumentar assustadoramente. O último relatório da Direção Geral de Saúde apontava para 291 pessoas com o vírus no concelho lousadense.
Ainda segundo o mesmo jornal os empresários lousadenses denunciam mau comportamento de trabalhadores que colocam em causa futuro das fábricas, apontando ainda as idas para cafés, festas em família e outras histórias de incumprimento de quarentena preventiva.
A Câmara Municipal de Lousada pede que aulas não sejam reiniciadas, escreve o mesmos semanário.

Na página do Facebook do TVS alguns comentários apontam para a infração das regras impostas pela DGS mas há também que diga haver culpados entre os diversos setores:

Jorge Santos Há muitos estabelecimentos tais como restaurantes e cafés a funcionarem pelas portas traseiras. O mais grave disso é pessoas que sabem e podiam e deviam denunciar esses proprietários imbecis que só pensam no seu umbigo. Porque há muitos que estão fechados sem ganhar algum e esses pensam que são mais que os outros.
É a triste realidade.

Diogo Monteiro Aqui por Lustosa há sempre gente em confraternização a porta de pastelarias com cervejas em cima de malas dos carros ou em cima de muros.
Existem também cabeleireiros a trabalhar em casas particulares... enfim.
 Hugo Batista Resta perguntar a esses empresários, que conhecem tão bem e de forma tão detalhada a vida privada dos trabalhadores, se já implementaram nas suas estruturas um plano de prevenção que garanta a distância recomendada pelas autoridades de saúde entre trabalhadores, bem como o fornecimento de máscaras e de gel desinfectante. Se têm salas de isolamento para casos suspeitos e se suspendem a laboração até que todos os trabalhadores sejam testados quando um caso surja. Se têm as instalações e os equipamentos sempre bem higienizados, conforme as indicações das autoridades de saúde.

Antes de apontar o dedo aos outros sem se saber o que se diz, convém que cada um se olhe ao espelho e reflita se está a fazer a sua parte.

Luis Ferreira Enquanto as pessoas não tomarem consciência que é preciso andar sempre com máscara, desinfectar as mãos e manter o distanciamento social, o número de infectados vai continuar a subir. Não consigo compreender como é que as pessoas têm coragem de ir para a porta dos cafés em grupinhos, tomar café, beber cerveja e ficar ali na conversa sem qualquer tipo de proteção, como se já não houvesse problema algum... para não falar em reuniões/jantares de família... está tudo doido...
 
Diana Pacheco A câmara pede que as aulas não sejam reiniciadas e muito bem. Mas e as creches/pré-escolar? Será que meninos até aos 5 anos têm mais consciência para cumprir com as medidas de segurança do que adolescentes de 16/17 anos? Penso que não.

(foto TVS)


Partilhar