País entra em Estado de Calamidade

O terceiro período consecutivo de estado de emergência vai terminar às 00h00 de HOJE 2 de maio. Será de imediato substituído pelo novo estado de calamidade, a partir de domingo dia 3 de maio, o qual deverá vigorar por 15 dias, sujeito a renovação.


Ao longo do mês de maio e das duas primeiras semanas de junho, de forma faseada, serão retomadas diversas atividades sociais e económicas, sendo que o uso de máscaras será obrigatório em diversos espaços, como escolas, transportes públicos e espaços comerciais.

O dever cívico de recolhimento, com limitação de deslocações, vai ser mantido, assim como o recolhimento obrigatório para essoas doentes com Covid-19 e sob vigilância ativa, sob crime de desobediência.

Os jogos do campeonato da I Liga do futebol profissional vão regressar a partir do último fim de semana de maio, assim como a Taça da Portugal, mas os jogos serão disputados à porta fechada, sem público.

Também a participação em cerimónias religiosas comunitárias será possível, com respeito pelas normas gerais de contenção, isolamento e higiene.

Também teremos de esperar por junho para voltar a ir ao cinema ou ao teatro, mas não irão faltar atividades culturais ou visitas a museus e monumentos, cumprindo regras de distanciamento e sanitárias.

Também em maio, alguns estudantes vão voltar às aulas presenciais, de máscara, e alguns bebés às creches, se as famílias o quiserem. E ir ao restaurante ou ao café e à esplanada, também vai voltar a ser possível, a partir de 18 de maio e sob algumas condições.

Já para ir aos Serviços Públicos ou tratar da higiene pessoal - só será possível mediante marcação prévia.

 ESPANHA
Os maiores de 14 anos podem, a partir deste sábado, sair de casa em Espanha para passear e fazer exercício físico em horários definidos, após 48 dias de confinamento.
O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, revelou em videoconferência de imprensa que, depois de confinados em casa há quase sete semanas, os cidadãos vão poder ir à rua das 6 horas às 10 horas e das 20 horas às 23 horas durante uma hora e até um quilómetro de distância.

Partilhar