Urbanismo de Guimarães passa totalmente a digital

A partir do dia 8 de junho o Município de Guimarães disponibiliza uma plataforma para a tramitação digital de processos urbanísticos num único sistema.


O Município de Guimarães vai disponibilizar uma interface intuitiva e de fácil utilização, que permitirá aos munícipes obter uma melhor experiência e um acompanhamento dos seus processos, visando uma análise mais transparente, mais célere e mais eficiente dos mesmos. Este interface tem o objetivo de eliminar o papel de todas as interações no âmbito da gestão urbanística Guimarães.



A implementação da plataforma vai ser feita por fases, pelo que, numa primeira fase, o Município de Guimarães vai promover, no próximo dia 4 de junho pelas 10h30, um webinar dirigido aos gabinetes técnicos, por forma a dar a conhecer esta solução tecnológica para a submissão de novos pedidos que passa a ser realizada de forma totalmente online, já a partir do dia 8 de junho.



A implementação do Urbanismo Digital, assenta na solução atual de epaper, traduzir-se-á num incremento efetivo da qualidade de resposta e do desenvolvimento processual do serviço, permitindo rececionar e consultar o estado de pedidos em fase de tramitação, realizar pagamentos devidos, assinar e autenticar digitalmente, facilitar as interações com o munícipe, alargar horários e interligar com a atual aplicação de urbanismo.



Com esta ferramenta a autarquia facilita a construção do processo, do ponto de vista do requerente, quer na receção e tramitação, do ponto de vista do serviço público, permitindo a construção digital disciplinada do processo/pedido de licenciamento, ajudando à prática de um controlo prévio das operações urbanísticas transparentes e eficazes.

Partilhar