Câmara de Guimarães cria novo ponto de água de apoio para combate a incêndios

O concelho passa a contar com cinco pontos de água de apoio para combate a incêndios. Comandante dos Bombeiros de Guimarães destaca “localização essencial” da nova estrutura.



O Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurou esta quinta-feira o ponto de água construído na freguesia de Rendufe. Este ponto de água insere-se numa mancha florestal cuja carta de perigosidade é considerada de “alto risco” e assume especial importância na normalização das infraestruturas florestais de apoio à prevenção e combate a incêndios às freguesias vizinhas.
“São pontos de água como este que temos de replicar no território, com o objetivo de contribuir para as melhores condições de proximidade no combate aos incêndios e garantir a segurança das pessoas e dos seus bens bem como do recurso ambiental precioso que é a floresta”, salientou Domingos Bragança. O Presidente da Câmara enalteceu ainda o ciclo ecológico no abastecimento do ponto de água, com capacidade para cerca de 120 metros cúbicos, através de energia renovável.
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães sublinhou “localização essencial” da nova estrutura, perante a acessibilidade a meios terrestres e aéreos, na resposta a uma zona que apresenta um cadastro de incêndios florestais. “O apoio da Câmara Municipal tem sido essencial ao criar este tipo de condições que ajuda os bombeiros a desenvolverem o seu trabalho”, referiu Bento Marques.
A sessão contou ainda com as presenças da Vereadora Sofia Ferreira, do Presidente da União de Freguesias de Atães e Rendufe, Patrício Araújo, e da equipa municipal da Proteção Civil.
Os pontos de água são equipamentos integrados na rede de pontos estrategicamente localizados de forma a servirem para aumentarem a eficiência e eficácia dos meios de combate e a promover a gestão florestal, integrantes das redes de defesa da floresta contra incêndios (RDFCI) e disponíveis para as atividades de defesa da floresta contra incêndios (DFCI).

Partilhar