Município de Guimarães distinguido pela segunda vez com Prémio Viver em Igualdade

Reconhecimento das boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não-Discriminação.

O Município de Guimarães foi distinguido com o Prémio Viver em Igualdade 2020/2021, no âmbito da iniciativa bienal promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Esta é a segunda ocasião do reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Ação Social da Câmara de Guimarães – distinguida já em 2018. 

O Prémio “Viver em Igualdade” tem como objetivo distinguir e reconhecer Municípios com práticas, a nível interno e no âmbito do território, que promovam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, nas dimensões da igualdade entre mulheres e homens, da prevenção e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica, e a prevenção e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais. Nesta quinta edição do prémio, o júri decidiu atribuir o Prémio a 15 Municípios do país, sendo que Guimarães foi distinguindo pela segunda vez. 

A Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se com o desenvolvimento de um trabalho efetivo neste domínio, com um gabinete estrategicamente criado para a promoção da Igualdade de Género e intervenção na Violência Doméstica e de Género – designado por Espaço Municipal para a Igualdade. Este compromisso resultou na implementação do Plano Municipal para a Igualdade de Género do Concelho de Guimarães (2018-2021). Entre outros, destaque ainda para a integração no projeto Pacto Para a Conciliação, a assinatura do Protocolo de Cooperação para a Igualdade e a Não Discriminação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (2019) e a atribuição a Guimarães do “Selo da Diversidade” pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI). Em maio de 2020 foi ainda constituída uma Equipa para a Igualdade na Vida Local em Guimarães. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se no próximo dia 23 de outubro, em S. João da Madeira.

Partilhar