O texto do PSD - que surgiu na sequência da proposta de lei apresentada pelo Governo, que depois recuou - contou com os votos favoráveis de PSD, PS, BE e CDS-PP. Iniciativa Liberal votou contra. PCP, PAN, PEV e a deputada Joacine Katar Moreira abstiveram-se. O deputado único e presidente do Chega, André Ventura, que tinha anunciado ser contra a medida, não votou o diploma, uma vez que se encontra em campanha nos Açores. Antes da votação sobre o uso obrigatório de máscara na rua - aplicável a todas as pessoas com mais de 10 anos - o PSD já tinha o apoio garantido da bancada socialista.
Na votação na especialidade, foram aprovadas algumas alterações ao texto dos sociais-democratas: por proposta do PS, a medida vai vigorar por 70 dias (em vez de 90, como se previa na última versão do projeto), podendo esta ser renovada no final desse período. No capítulo da fiscalização, o Bloco de Esquerda conseguiu incluir que o papel das forças de segurança e polícias municipais seja "prioritariamente" de sensibilização e pedagogia.
BE e PAN pretendiam incluir no diploma que a distribuição de máscaras fosse gratuita, mas as propostas foram chumbadas com voto contra do PS e abstenção da bancada do PSD - conseguiram, no entanto, incluir no projeto que haja uma campanha de sensibilização da população para o uso de máscara.
Pessoas que vivam juntas dispensadas
Dispensadas da obrigatoriedade hoje aprovada, estão "pessoas que integrem o mesmo agregado familiar, quando não se encontrem na proximidade de terceiros" ou mediante a apresentação de um atestado médico de incapacidade multiuso ou declaração médica que ateste que a condição clínica ou deficiência cognitiva não permitem o uso de máscaras. Também não é obrigatório o uso de máscara quando tal "seja incompatível com a natureza das atividades que as pessoas se encontrem a realizar".
31 MORTES
Portugal regista mais 2899 novos casos de covid-19 e mais 31 mortes. O Norte tem mais 1516 infeções e quase metade das mortes. No total, desde o início da pandemia, morreram 2276 pessoas e 112.440 foram infetadas.