Alguns restaurantes nem abrem


Alguns restaurantes do concelho de Vizela fecharam no sábado e só reabrem na quarta-feira por considerarem que o horário imposto não lhes permite fazer o trabalho normal.

É verdade que muitos estabelecimentos trabalham com serviço de comida para fora (take away) porém há outros cujo tipo de clientes, das localidades vizinhas e algumas distantes, não justificam este serviço. Alguns restaurantes já não abriram ontem, domingo, e mantêm-se encerrados hoje e amanhã. Ao que do ddV conseguiu apurar, alguns já estão a passar por sérias dificuldades, por outro lado o serviço de take away caiu como sopa no mel em determinados restaurantes vizelenses porque nunca venderam tanta comida para fora como agora. 

Em texto divulgado pelo JN «As medidas mais restritivas apresentam-se nos 127 concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado de infeção por covid-19, para os quais foi decretada a proibição de circulação na via pública, entre as 13 horas e as 5 horas da madrugada aos sábados, domingos e feriados (28, 29 de novembro e 1 de dezembro). O esquema repete-se na semana seguinte (5,6 e 8 de dezembro). O recolher obrigatório, hoje e na próxima segunda-feira, aplica-se das 23 às 5 horas da manhã. Dia de "ponte" para os Funcionários Públicos, com creches e escolas fechadas.

 Esta segunda-feira, véspera de feriado, é um dia muito particular, devido às restrições impostas por causa da covid-19. Esta segunda-feira é um dia a meio de um fim de semana prolongado para funcionários públicos e um início de semana atípico para os restantes trabalhadores. Por decreto governamental, de 20 de novembro, é concedida tolerância de ponto à Função Pública nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. 

As atividades letivas e não letivas são suspensas em todos os estabelecimentos de ensino públicos, particulares e cooperativos de todos os graus de ensino (creches e pré-escolar incluídos) esta segunda-feira e na próxima (7 de dezembro). Esta segunda-feira, 30 de novembro (o mesmo a 7 de dezembro), os estabelecimentos comerciais podem funcionar entre as 8 e as 15 horas. Aos fins de semana e feriados (1 e 8 de dezembro) os estabelecimentos comerciais apenas podem funcionar entre as 8 e as 13 horas. São consideradas exceções os estabelecimentos de venda a retalho de produtos alimentares, bem como naturais ou dietéticos, de saúde e higiene, que disponham de uma área de venda ou prestação de serviços igual ou inferior a 200 metros quadrados com entrada autónoma e independente a partir da via pública. 

 Os restaurantes podem permanecer em funcionamento após o horário estabelecido para o encerramento "desde que exclusivamente para efeitos de entregas ao domicílio ou para a disponibilização dos bens à porta do estabelecimento ou ao postigo ('take-away'), não sendo, neste caso, permitido o acesso ao interior do estabelecimento pelo público. Os postos de abastecimento de combustíveis podem também funcionar "exclusivamente para efeitos de venda ao público de combustíveis e abastecimento de veículos". 

 Em todo o país, é proibido circular entre concelhos, entre as 23 horas do dia 27 de novembro e as 5 horas da madrugada de 2 de dezembro. A dose repete-se no próximo fim de semana, nos mesmos e exatos termos».

Partilhar