Avança o Jornal de Notícias citando um estudo da PSE que no primeiro sábado de recolher obrigatório a partir das 13 horas em 114 concelhos (inclusive Vizela), 55% dos portugueses ficaram em casa todo o dia.
Às 19 horas, eram 90%. Ainda assim, foi entre 12 horas e as 14 horas o período do dia em que os portugueses mais confinaram. Nesse espaço temporal, foram 22% a fazê-lo, tendo o pico ocorrido às 13 horas: foi aí que quase 10% da população regressou a casa.
No sábado passado, esse movimento ocorreu sobretudo no final da tarde e no início da noite. Entre aqueles que saíram à rua durante o período da manhã, 64% fizeram apenas curtas deslocações, até 20 quilómetros de distância das suas casas, e apenas 16% fez deslocações de elevada mobilidade.
"A mobilidade neste sábado foi de apenas 54% da mobilidade normal existente antes da pandemia. Mas no sábado anterior era de 81% face à "normalidade". Ou seja, estas medidas de confinamento após as 13 horas causaram uma redução de apenas -33% face ao último sábado", indica ainda a consultora.
IN JN