4 Mens atuam no Natal à Janela


 Zé Amaro, José Malhoa, Marco Génio, Farra Minhota, José Alberto Reis, João Neto e Leonardo, Cláudia Minhotos Marotos, Nelo Silva, Neno Barros, Augusto Canário são outros dos artistas que vão participar

O Município de Guimarães, a Associação para o Desenvolvimento para as Comunidades Locais (ADCL), a GNR – Destacamento Territorial de Guimarães e o Centro Social da Irmandade de S. Torcato CSIST) encontram-se a organizar a iniciativa Natal à Janela, que contará com a participação solidária de vários artistas: Zé Amaro, 4Mens, José Malhoa, Marco Génio, Farra Minhota, José Alberto Reis, João Neto e Leonardo, Cláudia Minhotos Marotos, Nelo Silva, Neno Barros, Augusto Canário (entre outros a confirmar). 

Anualmente, a ADCL, GNR E o CSIST organizam, no mês de dezembro, um conjunto de iniciativas natalícias, em que se destaca a festa “Natal no Vale de S. Torcato”. No dia da festa o auditório da GNR enche-se com os cidadãos das duas instituições, mas também com os idosos do projeto Então Vamos! e 65+. Participam no evento diversos artistas nacionais. 

A decoração dos espaços, no interior e no exterior, é oferecida por diferentes empresas. No final são distribuídas lembranças pelo Pai Natal e o Vidal (mascote da GNR) com apoio das Juntas de Freguesia e de algumas empresas, a todos os presentes. 

A festa termina com lanche, bolo e animação dos grupos locais. 

Sérgio Gonçalves, presidente da da Direção da ADCL revela que «Este ano, decorrente da situação pandémica, não podemos juntar-nos da mesma forma e celebrar o Natal. Nos últimos meses, o país e o mundo vivem uma situação dramática. Porém, para muitos: longe de abraços, limitados fisicamente, acolhidos em instituições e sujeitos a cuidados rigorosos para não adoecerem, o momento atual é ainda mais difícil. Justifica-se, mais que nunca, dizer “presente” e levar um "cheiro" a Natal, ainda que “à janela”. 

Assim, propomo-nos a Celebrar o Natal indo de encontro dos cidadãos que se encontram em acolhimento residencial (ERPI´s ou Lares Residenciais) no Concelho de Guimarães, e: 1 – Realizar diferentes concertos, com vários artistas, nos parques exteriores e às janelas das estruturas residenciais do concelho de Guimarães, ao longo do dia 21 de dezembro de 2020. 2 - Criar um “postal de natal” que será distribuído pelas escolas para cada criança fazer um desenho com votos de Feliz Natal para “uma pessoa especial” - cidadão acolhido. 

Entre os dias 1 e 21 de dezembro. 3 - Realização de vídeos de animação com artistas convidados, com mensagens natalícias para partilhar nas redes sociais. Será um dia especial, com surpresas e muita animação, na esperança de um Feliz Ano de 2021". 


Partilhar