Restrições em Guimarães

 

COVID-19 Restrições no contexto de confinamento para o concelho de Guimarães Presidente da Câmara Municipal torna público as restrições e as medidas que entram em vigor a partir desta sexta-feira, 15 de janeiro.

O Município de Guimarães torna público as medidas a implementar no concelho, tendo em conta a entrada em vigor, a partir da meia-noite de hoje, de um novo confinamento para combater a epidemia da COVID-19. 

SERVIÇOS - Atendimento presencial por marcação no Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Guimarães. Os munícipes deverão recorrer ao contacto telefónico (253 421 200), ao e-mail geral@cm-guimaraes.pt ou ao Balcão Virtual (https://esclarecaonline.cm-guimaraes.pt/livezilla.php); - A manutenção da atividade do mercado municipal, com o encerramento das lojas de venda de bens não essenciais; - A manutenção da realização da feira grossista de frutas e legumes; - A autorização para a realização das feiras de Caldelas, S. Torcato e Pevidém para venda exclusiva de produtos alimentares;

 - O encerramento da Feira Retalhista de Guimarães; - O encerramento do Cemitério Municipal da Atouguia e do Cemitério Municipal de Monchique, exceto para a realização de cerimónias fúnebres; - O encerramento dos postos de atendimento turístico. Encerramento de equipamentos Culturais e Desportivos: 

- Biblioteca Municipal Raul Brandão e respetivos polos; - Arquivo Municipal Alfredo Pimenta - Centro de Ciência Viva - Centro Cultural Vila Flor - Casa da Memória de Guimarães - Centro Internacional das Artes José de Guimarães - Loja Oficina - Multiusos de Guimarães - Piscinas Municipais - Pista de Atletismo Gémeos Castro - Academia de Ginástica - Pavilhões Municipais, exceto para as atividades desportivas escolares - Teleférico de Guimarães - Parques Infantis e espaços polidesportivos - Encerramento dos serviços de SPA, Termas, Polidesportivo e Piscina Termal (Taipas Turitermas) Linhas de Emergência Município de Guimarães disponibiliza linhas de emergência de Apoio Social e Psicológico, através dos contactos: 253 421 255; 969 264 803 ou 969 264 761. 

Estrutura Municipal de Retaguarda A Estrutura Municipal de Retaguarda em funcionamento no apoio ao Hospital de Guimarães, para atendimento a doentes infetados com a COVID-19 ou sem retaguarda familiar e com necessidade de cumprir isolamento profilático; Equipas Multidisciplinares Equipas Multidisciplinares de Saúde de Apoio às Escolas e à Comunidade; Teleconsultas “SNS24 Balcão” Programa de teleconsultas “SNS24 Balcão”, instalado na sede da Junta de Freguesia de Brito que permite o acesso aos serviços de saúde de uma forma rápida e segura. Vamos Salvar Portugal Participação no projeto “Vamos Salvar Portugal”, em cooperação com o Ministério da Saúde e os Militares das Forças Armadas. 

Centro de Acolhimento para sem-abrigo Município de Guimarães mantém ativo o Centro de Acolhimento para pessoas sem-abrigo, ou sem retaguarda familiar, criado no âmbito da pandemia com o objetivo de dar uma resposta imediata através da Rede de Apoio Social de Emergência. Testagem Protocolo de Colaboração com o Instituto de Ciências da Vida e da Saúde da Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Associação Centro de Medicina P5 e o Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, para a testagem da população sénior residente em lares e instituições; Resíduos Urbanos Serviços Municipais e da Vitrus Ambiente vão manter a recolha de resíduos nos moldes habituais. 

A recolha de resíduos volumosos será feita mediante marcação. Transportes Manutenção da atual oferta do serviço público de transportes de passageiros, de âmbito municipal.

Partilhar